A Estação Experimental de Bento Quirino, por meio da Fundação Florestal, em parceria com a prefeitura municipal de São Simão, o Sindicato Rural de Luiz Antônio e o SENAR (Serviço nacional de aprendizagem rural), está oferecendo cursos e eventos à comunidade local no novo Centro de Visitantes/Educação Ambiental da Unidade.

Na última semana de novembro, foi realizado no local o curso de “Turismo pedagógica no meio rural”, apoiando a formação e capacitação de monitores voltados ao turismo de áreas rurais e naturais. O curso, com carga horária de 30 horas, contou também com aula prática de monitoria ambiental e rural na Trilha do Piqui (1 km) e com o acolhimento dos 25 alunos da Escola EMEF Profª Zilda Apparecida Marinho Seixas, do município de Luiz Antônio/SP.

A ideia é proporcionar aos jovens e adultos capacitação profissional e educação ambiental em conjunto para minimizar os impactos do turismo desordenado no entorno das áreas ambientais protegidas, possibilitando ao usuário a sensação de bem-estar e conectividade com a natureza.

O recém-criado Centro de Visitantes/Educação Ambiental já proporcionou cursos de capacitação, palestras, eventos e educação ambiental para todas as idades, contribuindo para a formação e capacitação dos munícipes.

Para mais informações, acesse: https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/estacao-experimental-de-bento-quirino/