A Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi), realizou, na última quinta-feira (9) o 5º encontro formativo do EducaTrilha na Escola. Com o tema “Temáticas socioambientais e suas possibilidades de abordagem na escola”, o evento teve como foco agroecologia, tecnologias sociais e resíduos sólidos, selecionados a partir do diagnóstico socioambiental das escolas.

A primeira parte do encontro foi conduzida por Giulia Nunes de Aguiar Souto, estudante de Ciências Biológicas da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP), que está desenvolvendo a pesquisa de iniciação científica “Análise do impacto da atuação da Estação Experimental de Tupi junto ao público escolar e o papel da agroecologia e das tecnologias sociais como potencializadoras desses processos educativos”, com orientação da especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) Maria Luísa Bonazzi Palmieri, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Essa pesquisa tem o objetivo de analisar o impacto da atuação da Estação Experimental de Tupi junto ao público escolar e como a agroecologia e as tecnologias sociais podem contribuir para potencializar tais resultados. Assim, a partir de um estudo sobre a percepção dos docentes participantes de processos formativos na unidade em anos anteriores sobre a agroecologia, as tecnologias sociais e suas relações com os trabalhos desenvolvidos, foi elaborada uma proposta pedagógica para aprofundar a compreensão sobre esses conceitos e suas relações com os projetos que os professores estão desenvolvendo.

Dessa forma, após uma integração dos participantes a partir da “dinâmica da teia”, foi desenvolvida a “flor de conceitos”, na qual os professores apresentaram suas concepções prévias sobre agroecologia e tecnologias sociais, puderam ter acesso a materiais sobre os temas e dialogar em grupos sobre a relação dos mesmos com seus projetos, rever suas concepções e depois participarem de uma roda de conversa sobre tais assuntos.

Na segunda parte do encontro, a equipe do Núcleo de Educação Ambiental da SEDEMA realizou uma “gincana do lixo”, na qual os participantes realizaram desafios sobre como fazer trabalhos educativos sobre o tema na escola, sobre a destinação correta de cada tipo de resíduos em Piracicaba, o tempo de decomposição dos materiais e ações coletivas que podem ser realizadas quanto à redução, reutilização e reciclagem dos resíduos.

O professor de Biologia da Escola Estadual Luciano Guidotti, Diogo Bittencourt, fala sobre a sua satisfação em participar do encontro: “Achei a experiência muito proveitosa e educativa. A interação com outros profissionais que se importam com a educação ambiental é maravilhosa”. A pedagoga e professora da Escola Municipal Professora Ilda Jenny Stolf Nogueira, Lilia Pedroso Barbosa, complementa: “Foi um encontro de muitos aprendizados e reflexões pra vida”.

O EducaTrilha na Escola é um programa educativo que tem o objetivo de fomentar processos críticos, reflexivos, participativos, contínuos e permanentes de educação ambiental e cultural nas escolas, que incluam visitas ao Horto de Tupi. É um processo formativo e um concurso de projetos de educação ambiental e cultural nas escolas, cujo prêmio é uma viagem pedagógica para uma área protegida escolhida pelos professores.  Com o patrocínio da OJI Papéis, o programa é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba (SEDEMA), o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), a Fundação Florestal (FF) e o Laboratório de Educação e Política Ambiental (OCA/ESALQ/USP). Conta, ainda, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME), da Secretaria Municipal de Ação Cultural (SEMAC), da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, da ESALQ (Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa – GEDePE e Programa Ponte), do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA) e da OSCIP Pira21 – Piracicaba realizando o futuro.

As inscrições para as escolas estaduais, municipais e particulares que ainda desejarem participar do programa podem ser feitas até o dia 24 deste mês de junho. Vídeos sobre o programa estão disponíveis no canal “EducaTrilha na Escola” no Youtube o regulamento e as informações sobre as inscrições podem ser acessadas em https://hortodetupi.wixsite.com/educatrilhanaescola.