A Área de Proteção Ambiental (APA) Ibitinga desenvolveu uma programação especial para comemorar o Mês do Meio Ambiente. No cronograma, palestra sobre a importância da Unidade de Conservação para alunos do município e um treinamento teórico-prático sobre prevenção e combate a incêndios florestais.

Na última semana, a gestão da UC, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, da prefeitura Municipal da Estância Turística de Ibitinga, realizou uma palestra para 80 alunos do 8º ano, professores, coordenadores e diretores da Escola Estadual Iracema de Oliveira Carlos.

Com o tema “A importância da APA Ibitinga na conservação da biodiversidade regional”, foram abordados os conceitos sobre Unidades de Conservação, APAs, a criação da APA Ibitinga, sua biodiversidade, preservação dos recursos hídricos, queimadas e tráfico de animais silvestres.

A palestra “Políticas Estratégicas para o desenvolvimento sustentável – Programa Município VerdeAzul”, foi proferida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente com enfoque relacionado ao Programa Município VerdeAzul e as atividades que a cidade desenvolve em busca da certificação e de um meio ambiente sadio, dando qualidade de vida a população.

Já para a população e empresas do entorno, foi ministrado um treinamento sobre prevenção e combate a incêndios florestais, realizado em parceria com a Operação Corta-Fogo, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e Fundação Florestal, Polícia Ambiental, Prefeitura Municipal, Sindicato Rural de Ibitinga e Corpo de Bombeiros. O cronograma contou com a contextualização sobre o histórico de incêndios da APA, incluindo o que ocorreu em 2020 no Pantaninho, apresentação do grupo de trabalho dentro do Conselho Gestor sobre questões relativas a fogo em vegetação, Plano de Prevenção e Combate Incêndios Florestais da APA Ibitinga e ações de Educação Ambiental voltadas a prevenção que são realizadas periodicamente na UC.

Além disso, foi apresentada a Lei Municipal nº 4518/2017, que dispõe sobre a limpeza e manutenção de terrenos do município de Ibitinga e proíbe a realização de queimadas na zona urbana e de expansão urbana e uma explicação prática sobre a planilha de nexo causal (Portaria CFA – 16/2017) que estabelece os critérios objetivos para o estabelecimento do nexo causal pela omissão, exclusivamente para as ocorrências de incêndios canavieiros de autorias desconhecidas.

Após o treinamento teórico, os alunos foram levados até o local da atividade prática. Onde puderam conhecer os equipamentos e manuseá-los durante o treinamento com fogo em vegetação. Treinando táticas de ataque direto e aceiro molhado.