No Dia do Meio Ambiente – celebrado todo 5 de junho – e também aniversário do Parque Estadual Águas da Prata, a Unidade de Conservação realizou o plantio de cerca de 100 mudas nativas, como paineira, mutambo, embaúba, taiúva, figueira, embira-de-sapo, candeia, canafístula, candiúva e a palmeira-jerivá. A ação aconteceu com o apoio da sociedade civil e escoteiros e faz parte de um cronograma estipulado pela UC depois do incêndio que atingiu a UC em 2020.

Para a escolha das mudas, foi feito o diagnóstico, em abril desse ano, das áreas atingidas e estabelecidas técnicas de restauração. Dentre os resultados desse relatório, estão a recomendação roçada e plantio em área de clareiras e dias de campo, com mutirões envolvendo a comunidade com o objetivo de fomentar medidas e ações que auxiliem na preservação da flora e fauna local por meio de capacitações e campanhas educacionais.

Este, aliás, não foi o primeiro dia de campo realizado pela UC. Em abril deste ano, 51 mudas já haviam sido plantadas com o apoio de moradores. As plantas seguem sendo monitoradas e seu desenvolvimento acompanhado de perto. “Todas as espécies que plantamos são nativas e estão alinhadas com as necessidades do local, algumas plantas compõem a alimentação da fauna presente por aqui, como é o caso do macaco-prego”, explica Juliana Quintanilha, gestora da UC.

Estiveram presentes no evento a prefeita do município de Águas da Prata, Regina Janizelo, o secretário de Meio Ambiente da cidade, Igor Berth Benevides, a diretora Metropolitana e Interior, Lucila Manzatti, o gerente regional, Josenei Cará, a gerente administrativa Lucimara Zanetti, e a gestora da UC, Juliana Quintanilha, todos representando a Fundação Florestal, além da Brigada do Barranco, a Polícia Militar Ambiental, o Corpo de Bombeiros, o Grupo de Escoteiros Rainha das Águas, voluntários e membros da sociedade civil.

Para saber mais sobre a UC, acesse: https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/parque-estadual-aguas-da-prata/

Confira registros do evento: