A Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi) tem desenvolvido atividades de educação ambiental diversificadas, com diferentes públicos, em seus quatro programas educativos. A partir da parceria da Fundação Florestal (FF) com a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e o Laboratório de Educação e Política Ambiental (OCA/ESALQ/USP), os programas educativos têm trazido diversas atrações.

Na última quarta-feira (27), foi retomado o programa “Bacia Caipira”, com o tema “Água, áreas naturais e saúde: é dando que se recebe”, desenvolvido com grupos da terceira idade de Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste. A área visitada foi o Jardim Botânico de Piracicaba e todos puderam conhecer o local que está em processo de implantação, fazer uma trilha, saber mais sobre a vegetação nativa, além de conhecer o viveiro municipal e os cuidados com as mudas, bem como dialogar sobre diversos temas socioambientais. O encontro no Horto acontecerá em junho. Tal programa é realizado em conjunto com a Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste e com o Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Santa Bárbara.

Já na quinta-feira (28), foi o dia de trabalhar com os professores de escolas municipais, estaduais e particulares de Piracicaba por meio do 2º encontro do programa “EducaTrilha na Escola”. Depois de um momento de meditação, relaxamento e concentração, foi realizada a atividade “teia ambiental”, para discutir as causas, consequências e possíveis soluções para os problemas socioambientais eleitos pelos participantes como mais importantes. Houve ainda um momento para se pensar em ações educativas na escola e no Horto sobre essas questões. Ainda há vagas para escolas de Piracicaba interessadas em participar, as quais podem acessar os vídeos sobre o programa disponíveis no canal “EducaTrilha na Escola” no Youtube e acessar o regulamento e as informações sobre as inscrições clicando aqui.  A edição 2022 do “EducaTrilha na Escola” conta com o patrocínio da OJI Papéis e apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME), da Secretaria Municipal de Ação Cultural (SEMAC), da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ (Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa – GEDePE e Programa Ponte), do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA) e da OSCIP Pira21 – Piracicaba realizando o futuro.

Na sexta-feira (29), a ação educativa foi voltada à Escola Estadual “Pedro de Mello”, no âmbito do programa “PJ Tupi: educação integral e ambiental”. Foi desenvolvida a atividade “A bacia em mim”, disponível na publicação “De olho na Bacia”, um material didático produzido pelo NACE PTECA/ESALQ e Terra Mater. Nessa atividade os professores montaram uma representação da bacia hidrográfica do Ribeirão Tijuco Preto (onde a escola está inserida) e cada um se localizou na bacia ou fora dela e citou algo que mais gosta naquele local.

E para fechar a semana, no sábado (30), foi realizado, no âmbito do “Vem pro Horto”, o evento “Energia, lazer e cidades sustentáveis”, conduzido por Lucas Gimenez de Almeida, estudante de Engenharia Agronômica da ESALQ e participante do Raízes de Tupi, subgrupo da OCA/ESALQ/USP. A atividade foi iniciada com uma aula de yoga, seguida de dinâmicas e uma roda de conversa e sensibilização sobre a questão da energia, a crise energética, a perspectiva de cidades sustentáveis e como é possível contribuir para tais mudanças por meio do lazer, do uso criativo do tempo livre.

Em maio serão realizados encontros formativos do EducaTrilha na Escola e PJ Tupi e, no Vem pro Horto, são previstas as seguintes atividades:

• 06/05/2022 às 19h30min: Cinema e Trilha Noturna com o filme “Amazônia: o Despertar da Florestania” e a realização de uma trilha noturna de nível fácil de 3 km, sendo que tal evento será realizado em parceria com o Programa Ecofalante Universidades e com a empresa Nas Nuvens Ecoturismo. Inscrições aqui.
  • 28/05 às 9h: Círculo de mulheres “A história da mulher e os impactos causados nos papéis das mulheres contemporâneas” Tal atividade será conduzida pela Curadoria da Alma Feminina, de Piracicaba.

Todos os eventos do “Vem pro Horto” são gratuitos, abertos a toda a comunidade e agora são realizados com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte – SEMUTTRAN, Guarda Civil e Tupi Transportes, de modo que contam com uma linha de ônibus gratuita saindo do Terminal Central em direção ao Horto de Tupi. A cada evento são divulgadas as informações referentes aos horários dessa linha especial.

No canal “Estação Experimental de Tupi” no Youtube estão disponíveis vídeos dos programas educativos realizados e as informações sobre as próximas atividades podem ser acompanhadas nas redes sociais da Estação Experimental de Tupi – Instagram  e Facebook – e no site do Comitê Gestor da Área de Visitação Pública da Estação Experimental de Tupi.

Confira mais fotos: