Autoridades conheceram a Unidade de Conservação e o Museu do Eucalipto

Esta semana, a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena) recebeu a visita do embaixador da Finlândia no Brasil, Jouko Leinonen, e do cônsul-geral honorário da Finlândia no Rio de Janeiro e Espírito Santo e presidente da Câmara de Comércio Brasil-Finlândia (Finncham), Sérgio Chamone.

As autoridades foram visitar a Unidade de Conservação e conhecer o Museu do Eucalipto, por conta da relação dos finlandeses com a espécie. O país europeu desenvolve tecnologias e serviços para diversas companhias de celulose, papel e energia e têm o Brasil como um importante parceiro há muitos anos.

Participaram do evento a diretora da região Metropolitana e Interior da Fundação Florestal, Lucila Manzatti, o gerente Interior – Centro Norte, Adriano Candeias, a gestora da UC, Simone Freitas, o prefeito de Rio Claro, Gustavo Perissinotto, o secretário de Turismo do município, Guilherme Pizzirani, o secretário de Meio Ambiente, Leandro Geniselli, e o vereador, Val Demarchi.

O Museu do Eucalipto

Localizado no município de Rio Claro, a história do Museu do Eucalipto começou a ser construída pelo engenheiro-agrônomo Edmundo Navarro de Andrade em 26 de março de 1916. No final do século XIX, havia escassez de matéria-prima para manutenção e construção de ferrovias. Para suprir a demanda de madeira para dormentes e carvão, a Companhia Paulista de Estradas de Ferro criou hortos florestais em diversas cidades do interior paulista. Em 1914, Edmundo Navarro foi buscar na Austrália 144 espécies de eucalipto (Eucalyptus).

A coleção foi idealizada pelo próprio Edmundo Navarro com o objetivo de manter e expor os resultados das várias pesquisas realizadas por sua equipe para a aclimatação de diversas espécies de eucalipto no Brasil. Das 144 espécies trazidas da Austrália, 64 se adaptaram muito bem ao clima do país.

O acervo do Museu tornou-se referência na comunidade científica e subsidiou empresas que vieram a se dedicar ao plantio de florestas plantadas, principalmente, as voltadas à indústria do papel. Com suas 16 salas, o Museu conta a história da introdução do eucalipto no Estado de São Paulo, sua relação com a construção das linhas férreas e o papel da Companhia Paulista na sua difusão. O local possui um espaço expositivo permanente (incluindo peças confeccionadas em madeira de eucalipto, como mobiliário, painéis e utensílios).

Para agendar sua visita, acesse: https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/floresta-estadual-edmundo-navarro-de-andrade

Confira mais fotos da visita:

(Fotos: Joana Eduarda)