Ação acontecerá na próxima terça-feira, às 8h e às 14h, em comemoração ao Dia Mundial da Água

Na próxima terça-feira (22), o Parque Estadual do Juquery promoverá a 14ª Megaoperação de Limpeza da Represa Paiva Castro – Sistema Cantareira, em comemoração ao Dia Mundial da Água. Realizada em dois turnos, às 8h e às 14h, a ação contará com o apoio de voluntários e órgãos públicos para remoção de diversos resíduos ao longo dos 8 km da represa que ficam dentro do limite da Unidade de Conservação de proteção integral.

A participação é gratuita e não é necessária inscrição. Às 8 horas, os voluntários devem se encontrar na Rodovia Santa Inês, km 17, e às 14 horas na Rodovia Pref. Luiz Salomão Chamma, km 46. A ação também tem como objetivo fiscalização e monitoramento da área, com participação de funcionários, e parceiros do PEJy.

Realizada há mais de dez anos, a megaoperação foi criada com o intuito de atender a um dos principais objetivos da Unidade de Conservação, que é preservar a integridade das áreas produtoras de água, ou seja, o serviço ambiental e/ou ecossistêmico de provisão: água. Estima-se que até hoje foram recolhidas 52 toneladas de lixo da represa e, na última edição, que contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas, foram retiradas 4,8 toneladas de lixo. O Reservatório Paulo de Paiva Castro, último estoque de água do complexo do Sistema Cantareira, é responsável pelo abastecimento de mais de doze milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo.

Observações importantes:

– Ir com vestimentas e calçados adequados;

– Utilizar protetor solar;

– Levar cantil de água;

– Obrigatório uso de máscara;

– Para aqueles que estiverem em embarcações náuticas, será obrigatório o uso de colete salva-vidas.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 4449-5545

Parceiros

Participarão da ação Sabesp, Policia Militar Ambiental e Corpo de Bombeiros, além das prefeituras de Franco da Rocha, Caieiras e Mairiporã.

O PE Juquery

A UC foi criada em 1993 em razão da necessidade de conservação de importantes remanescentes de Cerrado existente na Fazenda Juquery, além de preservar as áreas de mananciais do Sistema Cantareira. O principal atrativo da unidade é o Ovo do Pato, elevação que impressiona com seus 942 metros de altitude, de onde pode-se avistar outras áreas protegidas que formam um grande corredor ecológico e de biodiversidade. Ao visitar a UC é possível realizar todas as trilhas abertas ao público, em um único dia (Árvore Solitária, dos Lagos, mirante da várzea do Rio Juquery, do Ovo do Pato e a trilha de MTB) mas é preciso muito fôlego! Além disso, a UC abriga espécies da fauna e da flora de grande importância para a conservação da diversidade biológica dos biomas Cerrado e Mata Atlântica como: cachorro-do-mato, veado-campeiro, jaguatirica, fruta-do-lobo, angico, copaíba, cambará, barbatimão e o símbolo do PEJy, a seriema.