É com profundo pesar que a Fundação Florestal comunica o falecimento do professor e pesquisador científico José Luiz Timoni, também conhecido como King. Falecido nesta terça-feira (8), aos 79 anos, King já atuou como diretor-adjunto da FF, como diretor geral do extinto Instituto Florestal – atual Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) – e como cogestor da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena), quando sua gestão era compartilhada com a prefeitura de Rio Claro. Seu velório acontecerá no Memorial Cidade Jardim, nesta quarta-feira (9), de 7 às 11 horas, em Rio Claro.

Formado em Engenharia de Ciências Agronômicas pela Unesp, Timoni possuía ainda mestrado e doutorado em Ciências Biológicas pela mesma instituição. Além da atuação na FF e no IF, o pesquisador teve passagens como docente visitante no campus de Rio Claro da universidade estadual e por cargos públicos na prefeitura rio-clarense.

Sua gestão como diretor geral do Instituto Florestal deixou imenso legado para a pesquisa e conservação ambiental do estado de São Paulo, em que se destacam a criação dos parques estaduais Jurupará, Xixová-Japuí, Marinho Laje de Santos, Juquery, Mananciais de Campos do Jordão, Campina do Encantado, além da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBCV), reconhecida pelo programa O Homem e a Biosfera da Unesco.

Por meio do Programa Nacional do Meio Ambiente (PNMA), viabilizou investimentos importantes nas unidades de conservação do Vale do Ribeira. Realizou o histórico 2º Congresso Nacional Sobre Essências Nativas, que reuniu personalidades do Brasil e do exterior acerca da temática da sociobiodiversidade brasileira.

A Fundação Florestal lamenta profundamente essa perda e se solidariza com a família, ex-colegas de trabalho e amigos desse grande homem.