Nos dias 24 e 25 de janeiro, a Estação Experimental de Tupi recebeu as primeiras atividades do “PJ Tupi: educação integral e ambiental”, fruto da parceria entre Fundação Florestal (FF), Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba (Sedema), Escola Estadual Pedro de Mello e Laboratório de Educação e Política Ambiental (OCA/ESALQ/USP).

As ações aconteceram durante a semana de planejamento pedagógico da escola, com o objetivo de compartilhar conhecimento com toda a equipe envolvida para embasar a construção das disciplinas eletivas. Dentre os tópicos abordados estão a realidade do distrito de Tupi, o potencial pedagógico da Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi) e a educação ambiental.

Na manhã do primeiro dia, foi realizado um percurso por diversos loteamentos do distrito, como o Santa Isabel, o Conceição, o Tupi e o Jardim Bartira, para compreender suas características socioambientais e o caminho que os alunos fazem para chegarem à escola diariamente. Os estudantes também visitaram produtores agroecológicos da Chácara Catavento e da Chácara Brasil, para conhecer o potencial pedagógico desses espaços. À tarde, a gestora da área protegida, Rosa Maria Galera Gonçalves, contou histórias sobre a EEx Tupi, além do desenvolvimento de uma atividade de percepção ambiental na Trilha da Biodiversidade. Os professores puderam, ainda, conhecer mais sobre as atividades realizadas na área, sua gestão e importância.

O segundo dia começou com um momento de meditação conduzido pela professora coordenadora de área da escola Miriam Bueno Amorim, seguido por uma palestra da educadora do Laboratório de Educação e Política Ambiental (OCA/ESALQ/USP), Érica Speglich, que incentivou a reflexão sobre a crise ambiental e as sociedades sustentáveis, a partir do contato com diversos materiais e autores. Com base nos conhecimentos desenvolvidos e experiências vivenciadas, foram construídos sonhos coletivos que ajudaram a criar disciplinas eletivas voltadas à educação ambiental e integral na escola, sendo que diversas delas realizarão atividades também no Horto de Tupi.

Para a especialista ambiental do IPA Maria Luísa Bonazzi Palmieri, “esses momentos de reflexões e vivências são transformadores e nos motivam a continuar trabalhando na integração entre Educação, Meio Ambiente e Ciência na transição para sociedades sustentáveis, sempre conhecendo a realidade local e valorizando suas potencialidades”.

Segundo Elizabeth da Silveira Nunes Salles, bióloga da Sedema, esta é uma forma de proporcionar aos professores vivências que extrapolem os muros da escola. “Com isso, contribuímos para a construção de disciplinas eletivas que possam trazer conhecimento e propostas de melhorias para o distrito, principalmente em relação às questões socioambientais”, completa.

O diretor da escola, Thiago Franco destaca a importância desse trabalho conjunto. “Conscientizar a comunidade escolar da importância da preservação ambiental da nossa localidade é o objetivo principal das disciplinas eletivas e de todo o trabalho desenvolvido na E.E. Pedro de Mello. Precisamos refletir que nossa ‘casa comum’ está precisando de cuidados e que ações locais impactarão positivamente na preservação do nosso planeta”.