Publicação “Aves da Área de Proteção Ambiental do Carmo” é resultado do projeto #vempassarinharSP e reforça o grande potencial do local para a observação da avifauna, mesmo estando inserido em área urbana

Como forma de eternizar a avifauna da região, a Área de Proteção Ambiental Parque e Fazenda do Carmo (APA do Carmo) lança o e-book “Aves da Área de Proteção Ambiental do Carmo”. Com a colaboração vários observadores de aves da região, o caderno traz um registro das espécies que vivem e transitam nesse ambiente diverso, rico em água e vegetação.

Localizada na zona leste da capital paulista, a APA do Carmo possui grande potencial para a observação de aves, mesmo estando inserida totalmente em área urbana. As atividades voltadas à observação da natureza existem na APA desde 1992, quando a unidade realizou sua primeira oficina e que, mais tarde, se desdobrou em outras iniciativas, como o Guia de Identificação de Aves do próprio parque. Mas foi no Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo, entre 2017 e 2018, com o Projeto de Observação de Aves de base comunitária, que houve mais envolvimento das pessoas, com atividades de observação das aves como uma ferramenta de gestão socioambiental e de conservação da natureza.

Após o encerramento do projeto, foi criado o Observa ZL, um grupo WhatsApp de ciência cidadã formado por participantes das oficinas comunitárias do projeto, gestores de áreas protegidas, observadores de aves, especialistas e técnicos da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente – SVMA. Nele, os integrantes compartilham os registros de fauna e quando há uma espécie que ainda não tinha sido registrada no município, ela passa a fazer parte da lista oficial, monitorada pela SVMA, por meio da Divisão de Fauna Silvestre – DFS/SVMA. Foi também graças a esse grupo, com o acervo de fotos que se formou e com as reuniões que foram organizadas, que foi possível elaborar o e-book.

“Recebemos diariamente grupos de observadores de aves que, ao longo dos anos, fizeram registros importantes de muitas espécies que ocorrem nos mais variados ambientes da Mata Atlântica. Por meio deste caderno, podemos dividir com todos um pouco dessa realidade e, quem sabe, despertar o interesse pelas aves. São riquezas da região e do nosso estado que precisam ser conhecidas e difundidas para assegurar uma maior proteção e conservação”, explica Gustavo Feliciano Alexandre, analista de Recursos Ambientais e gestor da APA do Carmo.

A publicação é resultado do projeto #vempassarinharSP, desenvolvido pelo Observatório de Aves – Instituto Butantã, Avistar e Sociedade para Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil). Iniciado em 2016, por meio de uma parceria com a Fundação Florestal, a iniciativa que também lançou em 2019 o Caderno de Aves da APA Tejupá, fomenta a prática de observação de aves no estado de São Paulo, em especial nas Unidades de Conservação estaduais, reconhecendo a importância da atividade para a conservação da biodiversidade, por meio da produção e difusão de conhecimento.

Confira o e-book na íntegra clicando aqui.

Para assistir à live de lançamento do e-book, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=jJStul09jNg

Para saber mais sobre a APA do Carmo, acesse: https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/area-de-protecao-ambiental-parque-e-fazenda-do-carmo/