O projeto de educação ambiental “Um Mangue no meu Quintal” tem como objetivo apoiar a ação do educador em promover o diálogo do educando à realidade  da sua comunidade, a partir de uma abordagem de formação continuada,  transversal e emancipatória, contextualizada no manguezal próximo da escola.

Espera-se que a informação extrapole os muros da escola e chegue à comunidade do entorno, que se relaciona com o manguezal, presente  no quintal da escola. 

A partir do entendimento dos serviços  ecossistêmicos prestados pelos manguezais e o regramento ambiental vigente, as comunidades  locais desenvolvam competências para assumir uma conduta  responsável e até protagonista na defesa deste ecossistema.

A proposta na íntegra sobre o projeto, diretrizes, estratégias e cronograma de atividades pode ser observado no escopo do projeto disponível abaixo.

Educadores do 5º ano do ensino fundamental I de escolas inseridas em municípios com presença de unidades de conservação da Fundação Florestal que protegem ecossistema de manguezal  preferencialmente, localizada dentro do raio de 2km do manguezal protegido (incluindo a zona de amortecimento). 

A adesão será voluntária, por meio da inscrição por parte do educador na modalidade livre. Todavia, de acordo com as articulações a serem desenvolvidas entre as Unidades de Conservação e as respectivas Secretarias Municipais de Educação, a adesão poderá ser obrigatória mediante a convocação pelo município na modalidade conduzida. 

A determinação da quantidade de educadores e unidades escolares fica a critério de cada Unidade de Conservação (UC).

Modalidade livre: os materiais didáticos serão disponibilizados no site do Programa Mar sem Lixo, sem a necessidade de supervisão ou acompanhamento da equipe. 
Público alvo:  Todos os educadores interessados. 
Certificação: Não há emissão de certificado.

Modalidade conduzida:  modalidade conduzida consiste na modalidade livre, acrescida do acompanhamento via Google Classroom pela equipe do Mar Sem Lixo na escola, com o objetivo de esclarecer dúvidas, promover formações presenciais e saídas de campo com as equipes das Unidades de Conservação locais.
Público alvo: Educadores do corpo docente da unidade escolar a ser indicada pela Diretoria de Ensino das Regiões. 
Certificação: Será emitido mediante solicitação e comprovação do engajamento do projeto nas escolas e com o de acordo a Secretaria Municipal de Ensino. 

Atualmente a inscrições para os educadores não estão abertas. Novidades serão divulgadas.

Materiais 2024

Os materiais propostos nesta seção são referentes aos materiais desenvolvidos no ano de 2024.

Os cadernos foram reorganizados em dois cadernos (principais e pitadas), como proposta de atividades optativas.

CADERNOS PRINCIPAIS
Caderno I: Os Manguezais & Mudanças Climáticas
Objetivo de aprendizagem: compreender a conservação dos manguezais e seu papel no enfrentamento das mudanças climáticas.
Caderno II: Os Mangues dos Nossos Manguezais
Objetivo de aprendizagem: conhecer quais vidas formam a trama dos manguezais e como eles se relacionam entre si.

PITADAS
Pitadas são atividades pontuais e preparadas para apresentar a importância do estuário como berçário do mar. Cada publicação é vinculada a datas comemorativas, temporadas de pesca ou fases importantes no ciclo de vida das espécies locais. Pais e educadores podem imprimir atividades individualmente conforme o interesse, embora estejam agrupadas em blocos.
Estas atividades lúdicas e contextualizadas sobre o manguezal do nosso quintal, ajudam a trabalhar conteúdos de forma divertida e educativa. Divirta-se aprendendo!

TEMA DATA CADERNOS DO EDUCADOR
CADERNOS DO EDUCANDO
Os Manguezais & Mudanças Climáticas Material de Apoio Plano de Aula
Os Mangues dos Nossos Manguezais
Pitada Caranguejo Janeiro e fevereiro: Andada do caranguejo ucá Atividade Optativa
Pitada Tainha Junho: Temporada da Tainha e recursos pesqueiros do manguezal Atividade Optativa (Língua Portuguesa)
Pitada Cultura Popular Agosto: Folclore Atividade Optativa (Língua Portuguesa)
Aves Outubro: Dia das Aves      
Rei Robalo Novembro: Dia do Rio      

Materiais 2023

Os materiais didáticos visam conciliar as propostas de temas de conteúdos às datas ecológicas comemorativas oficiais, pela maioria  dos municípios do Litoral Centro. Esses temas são complementares, de maneira  que, ao final do ano, será possível ter uma visão integral e holística do ecossistema manguezal. A forma como o educador irá abordar  o assunto em sala de aula é livre. O  importante é convidar o educando a pensar sobre o tema proposto buscando  explorar os conteúdos de forma  transversal e continuada.

Os materiais propostos nesta seção são referentes aos materiais desenvolvidos na edição do ano anterior  – Edição 2023. Para ter acesso aos materiais didáticos desenvolvidos para edição deste ano – Edição 2024 – veja mais informações na seção inscrições.

Os cadernos temáticos estão vinculados à datas ambientais descritas abaixo. Cada tema possui um conjunto de 3 cadernos como estratégia de trazer o conteúdo: cadernos para educadores (material de apoio e plano de aula) e caderno para educandos (caderno de atividades).

Caderno do Educador – Material de Apoio: Trata-se de um recurso educacional que traz uma adaptação pedagógica das pesquisas realizadas nas áreas protegidas pela Fundação Florestal, com ênfase nos manguezais do litoral paulista. Nosso objetivo é tornar as informações produzidas mais acessíveis, proporcionando uma oportunidade para a sociedade se apropriar e compreender melhor o “quintal da escola”. Esta publicação é fruto de uma colaboração única, contando com a participação engajada de pesquisadores que voluntariamente se uniram ao projeto “Um Mangue no meu Quintal”. Acreditamos que a divulgação desse conhecimento é essencial para fortalecer o entendimento coletivo sobre a importância dos manguezais, enriquecendo a relação da comunidade com esse ecossistema singular.

Caderno do Educador – Plano de Aula: Trata-se de propostas de sequências didáticas fundamentadas nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo Paulista por meio de em uma abordagem lúdica e contextualizada no tema manguezal. É um convite a inspirar em uma educação ambiental envolvente e transformadora.

Caderno do Educando – Atividades: Trata-se de um bloco de atividades que reúne diversos exercícios independentes que podem ser usados integral ou adaptados para o desenvolvimento dos temas de forma transversal no conteúdo formal. 

TEMA MÊS/DATA OFICIAL CADERNOS DO EDUCADOR CADERNO DO EDUCANDO
A Mágica da Água Salobra MARÇO: Dia da Água – 22 de março Material de Apoio Plano de Aula Atividades
Que Lama é Essa? ABRIL: Dia Nacional da Conservação do Solo – 15 de abril Material de Apoio Plano de Aula Atividades
A Trama do Manguezal MAIO: Semana do Meio Ambiente – Primeira semana de junho Material de Apoio Plano de Aula Atividades
Os Mangues dos Nossos Manguezais SETEMBRO: Dia da Árvore – 21 de setembro Material de Apoio Plano de Aula Atividades
As Aves dos Manguezais OUTUBRO: Dia das Aves – 5 de outubro Material de Apoio Plano de Aula Atividades

Os jogos educativos em grupo são fundamentais para o desenvolvimento do educando em sala de aula, promovendo habilidades sociais, como cooperação e comunicação, além de estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas em um ambiente lúdico e interativo. Pensando nisso, disponibilizamos aqui uma variedade de jogos inspirados em atividades populares para ajudar educadores a contextualizar os manguezais no ensino formal.

Estes jogos foram desenvolvidos por universitários do curso de Ciências Biológicas da UNESP, campus de São Vicente, como parte do projeto “Um Mangue no Meu Quintal” (MMQ). Sob a orientação da Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Centro e da responsável pela disciplina de Educação Ambiental, Débora Freitas, os estudantes criaram planos de aula com atividades lúdicas, interativas e inclusivas.

O projeto MMQ cria uma ponte entre o trabalho teórico da universidade e a prática em sala de aula, proporcionando uma experiência real para os universitários e enriquecendo os recursos pedagógicos disponíveis para os educadores. Os trabalhos apresentados são avaliados com base em critérios como utilização de informações regionais, sequência didática, alinhamento com as habilidades do BNCC para o 5º ano e execução a baixo custo.

Após a revisão e institucionalização pela equipe do MMQ, os jogos estão prontos para serem usados como ferramentas pedagógicas que ampliam as estratégias de ensino sobre manguezais no estado de São Paulo.

Baixe os jogos, jogue e aprenda brincando! Inspire-se!

TEMA OBJETIVO JOGO ONLINE JOGO PARA IMPRESSÃO
Kahoot Manguezal O objetivo deste jogo é exercitar o conteúdo ministrado em sala de aula e estimular os alunos à pesquisarem sobre o assunto. Para descobrir a resposta certa, os alunos devem discutir em grupo e pesquisar nos materiais disponibilizados pelo professor. Jogue online Jogo Kahoot! Manguezal – Impresso
Meu Mangue? Ao olharmos para uma região estuarina com ocorrência de manguezal, podemos não perceber de forma instintiva todos os benefícios que este ecossistema fornece a nossa civilização. Por isso, o jogo meu mangue tem como objetivo apresentar de forma lúdica os serviços ecossistêmicos prestados pelo manguezal, por que eles são importantes e como usufruímos destes serviços no dia-a-dia.   Jogo Meu Mangue – A4
Quantos Mangos Vale? Este é um jogo de palpites que convida os participantes a mergulharem no mundo dos serviços ecossistêmicos prestados pelos manguezais. O objetivo? Descobrir, de forma divertida, quanto valeriam esses serviços incríveis se pudessem ser traduzidos em valores monetários. Monetizar é só para deixar o estudo mais concreto e fácil de entender, mesmo que o valor não capture tudo, até porque nenhuma tecnologia inventada pelo homem será capaz de superar os serviços prestados pela natureza.   Jogo Quantos Mangos Vale? – A4 
Trilha do Carbono Azul Este é um jogo de tabuleiro cujo objetivo é entender como os manguezais capturam e armazenam carbono da atmosfera, um processo conhecido como sequestro de carbono. Usando dados e peças improvisadas de forma criativa e sustentável, os jogadores exploram a importância dos manguezais na mitigação das mudanças climáticas e os desafios que enfrentam devido à ação humana. A cada rodada, os participantes relacionam a ação aos seus efeitos revelando a importância de conservar os manguezais para o bem-estar do planeta.   Jogo Trilha do Carbono Azul – A4

Tabuleiro – A3

Materiais produzidos no projeto Um Mangue no Meu Quintal

O projeto “Um mangue no meu quintal” também vem produzindo diversos materiais digitais sobre alguns temas abordados pelo projeto. Em linguagem divertida foram feitas para que as crianças possam compreender ainda melhor personagens que atuam na complexa trama da vida nos manguezais.

Materiais de Parceiros

Publicações de uso livre para baixar.

Materiais produzidos pelos professores

Música: Que Mangue é Esse?
Professor Ronaldo Santana Neves

Vídeo: Cascudo conhecendo o manguezal
Professor Ronaldo Santana Neves

Um olhar dentro do rio e dentro do mar
Claudia dos Santos Barros

Manguezal x Mangue
Claudia dos Santos Barros

Experiência Água Salobra
Equipe APA Marinha Litoral Centro

A elaboração das publicações e materiais do projeto é realizada de forma colaborativa com a participação de pesquisadores que voluntariamente assumiram a missão do projeto “Um Mangue no meu Quintal”.