No dia 13 de setembro a Estação Ecológica de Ribeirão Preto completa 35 anos de sua criação. Para marcar a dada, a Fundação Florestal promoverá atividades educativas na Unidade de Conservação durante a semana. Elas contam com a parceria da Secretaria Estadual de Educação, por meio da Diretoria de Ensino da Região de Ribeirão Preto, da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) e da EMBRAPA Meio Ambiente.

Confira a programação:

Dia 9/9: Orientação Técnica: Programa Alfabetização Ambiental
Em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, por meio da Diretoria de Ensino da Região de Ribeirão Preto, será realizada a formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (2º Ano)
Tema: A importância da conservação da biodiversidade e restauração dos ecossistemas locais.
Local: Estação Ecológica de Ribeirão Preto. Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira, km 317
Turma I: das 8h30 às 11h30
Turma II: das 13h30 às 16h30

Dia 10/9: Orientação Técnica: “Educação Ambiental: natureza, ambientes e qualidade de vida – formação continuada para professores”
Esta atividade será destinada à formação de professores de Ciências e Geografia dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Ao final, cada professor será presenteado com um exemplar do livro “Gigantes do Bosque”, após apresentação do mesmo pelos autores.
Local: Estação Ecológica de Ribeirão Preto
Horário: das 8h30 às 17h30

12/9: Seminário de Solo e Meio Ambiente: Uso, Manejo e Conservação de Ecossistemas
Esta atividade será realizada em parceria com a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) e EMBRAPA Meio Ambiente. O seminário que abordará os temas: manejo e conservação do solo; avaliação da capacidade de uso das terras, estudo de adequação de uso das terras e serviços ecossistêmicos.
Local: Auditório da CDRS. Avenida Fabio Barreto, n° 41, Vila Tibério
Horário: das 8h30 às 16hh30
Inscrições: https://forms.gle/Nv5jZHPM4Te3aCLL9
Vagas limitadas

Programa:
8hh30: Coffee Break de boas vindas
9h: Apresentação Geral dos temas
9hh15: Palestra 1: Serviços ecossistêmicos no ambiente agrícola
Ministrante: Roberto Botelho Ferraz Branco (Engº Agrº Dr. em Horticultura, pesquisador da APTA)
10h15: Palestra 2: Manejo e Conservação do solo
Ministrante: Rodnei Barcosa Correa (Engº Agrº Especialista em Gestão de Agronegócios)
11h: – Palestra 3: Estudo de Caso – Microbacia Hidrográfica do Córrego das Brotas – Cajuru-SP Ministrante: Rodnei Barcosa Correa (Engº Agrº Especialista em Gestão de Agronegócios)
13h30: Avaliação da capacidade de uso das terras e escala sustentável
Ministrante: Lauro Charlet Pereira (Eng Agrônomo, Dr em Planejamento e Gestão Agroambiental, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, Jaguariúna-SP)
14h30: Dinâmica Teórico-Prática: Adequação de uso das terras dentro do conceito de sustentabilidade
Coordenador: Lauro Charlet Pereira (Eng Agrônomo, Dr em Planejamento e Gestão Agroambiental, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, Jaguariúna-SP)
16h30 – Encerramento

Sobre a Estação Ecológica Ribeirão Preto

A Estação Ecológica Ribeirão Preto representa o maior fragmento florestal do município de Ribeirão Preto. Era uma antiga fazenda de café denominada Santa Tereza desapropriada amigavelmente na segunda metade do século XX e incorporada ao acervo do Serviço Florestal do Estado. Em 1984, foi transformada em Estação Ecológica, conforme Decreto nº 22.691. A Mata de Santa Tereza é um dos maiores fragmentos de Floresta Estacional Semidecidual do município. Possui espécies como jequitibás, perobas-rosa, jatobás, jacarandás-paulista, cedros, faveiros, monjoleiros, entre outras.

Endereço: Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira, km 317 – Jardim Progresso – Ribeirão Preto-SP
Telefone: (16) 3637-1939
E-mail: ec.ribpreto@fflorestal.sp.gov.br

Orientação Técnica: Programa Alfabetização Ambiental

Orientação Técnica: Educação Ambiental: natureza, ambientes e qualidade de vida