Uma das atividades para marcar o 42° Aniversário do Parque Estadual Serra do Mar foi a inauguração da Trilha das Palmeiras no Núcleo Caraguatatuba, no dia 30 de agosto.

A Fundação Florestal criou uma trilha acessível para pessoas com mobilidade reduzida com o objetivo de promover a inclusão de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida para que eles possam desfrutar do patrimônio natural de forma segura, recreativa e informativa.

O evento contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI) e reuniu mais de 100 pessoas. O gestor do Núcleo Caraguatatuba, Miguel Nema recebeu os convidados, entre eles o prefeito de Caraguatatuba Aguilar Junior, acompanhado de secretários municipais, o diretor do Litoral Norte da Fundação Florestal, Diego Hernandes, além do representante da Pedreira Massaguaçu, Benedito Nilson Marioto, responsável pela construção da trilha.

O caminho tem um percurso de um quilômetro ida e volta, em um tempo estimado de uma hora. A trilha leva os visitantes por um trecho de Mata Atlântica preservada e possibilita atividades de educação ambiental e observação de aves, terminando na “Prainha”, uma piscina natural que é outro atrativo do Núcleo.

Após os pronunciamentos, o percurso da nova trilha foi realizado por idosos e atletas com deficiência (ACD) da equipe de esportes adaptados da Prefeitura de Caraguatatuba, incluindo Francisco Carlos Oliveira, que sofreu um acidente em 2011 e teve seus movimentos reduzidos, e a paratleta Débora Ferreira, de 47 anos.

Ao chegar a final do percurso, Francisco falou sobre a sensação de poder realizar novamente uma trilha. “Foi uma emoção tremenda. Desde o acidente é muito difícil encontrar lugares acessíveis deste jeito. Me dá até um nó na garganta. Vou voltar diversas vezes aqui com minha família. Vai ser divertido”. Débora Ferreira também se emocionou: “Eu passei a minha infância neste rio, vivia aqui. Após a lesão não consegui voltar. É muito emocionante saber que terei a oportunidade novamente”.

O agendamento para os interessados em fazer a Trilha das Palmeiras é bem simples. Quem conta Miguel Nema: “O agendamento pode ser realizado por e-mail ou telefone. Idosos e PcD são isentos das taxas. E assim, a pessoa escolhe se ela quer realizar a trilha com monitor ou não”. Conclui dizendo: “Eu estou muito feliz com a inauguração. Esta é a única trilha do Estado de São Paulo, onde pessoas em cadeiras de rodas poderão entrar na água da cachoeira com as cadeiras anfíbias”.

Fotos: Luis Gava/PMC

PESM Núcleo Caraguatatuba