Já virou tradição no Parque Estadual Jaraguá as oficinas de ecobrinquedos que a Unidade de Conservação promove durante as férias de julho. O objetivo da atividade é abordar, de maneira lúdica, os 5R’s: Reciclar, Repensar, Reduzir, Reaproveitar e Recusar, além de explicar para a garotada a função e a importância das ecobrinquedotecas para a promoção da sustentabilidade.

Como nas cinco edições anteriores, a direção do PE Jaraguá convida também os pais e responsáveis que estiverem acompanhando as atividades com as crianças para que eles interajam nas brincadeiras recreativas que serão propostas pelos monitores. O objetivo é integrar todos os participantes das atividades e criar uma afinidade com a UC para que ela não seja utilizada apenas no período de férias, mas, também estimular o hábito de frequência mais rotineira no parque.

O gestor do PE Jaraguá, Gustavo Lopes do Espírito Santo, relembra o sucesso das atividades de férias em sua UC. “Criamos a atividade em 2015. Desde então, o número de participantes vem aumentando. Os pais da garotada não só demonstram interesse nas oficinas, como levam os ensinamentos vividos para replicar em casa com os filhos. É importante também lembrar que as oficinas abordam o importante tema dos resíduos sólidos: consumo, redução e destinação”.

A ecobrinquedoteca funcionará de segunda a sexta das 9h às 11h45 e das 13h15 às 16h e todo material produzido ficará em exposição no Parque.

Parque Estadual Jaraguá
Município: São Paulo
Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 – Vila Chica Luíza
Fone: (11) 3945-4532 / 11 3943-5222
E-mail: pe.jaragua@fflorestal.sp.gov.br
Horário: de segunda a domingo, das 7h às 17h
Ingresso: grátis
Monitoria: Obrigatória no local

O Parque Estadual Jaraguá possui 492 hectares e abriga um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica da Região Metropolitana de São Paulo. Antiga fazenda do ciclo do ouro, sua área foi adquirida pelo governo estadual em 1940 e transformada em parque estadual em 1961, com o objetivo de proteger os recursos naturais da região, incentivar a pesquisa e promover a educação ambiental. Em 1994, foi considerado pela UNESCO um Patrimônio da Humanidade, integrante da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo.

A palavra Jaraguá vem do tupi e significa “Senhor dos Vales”. Característica marcante do Parque, com montanhas que chegam a 1.135 metros de altitude e podem ser visualizadas de várias partes da cidade. Isso caracteriza o Parque como um atrativo natural único da cidade de São Paulo. Nas trilhas do Parque, é possível observar espécimes nativos de flora e fauna, como macaco-prego, tucano-do-bico-verde, bicho-preguiça, palmito-juçara, guapuruvus, ipê-amarelo, pau-d’alho, dentre outros.