Estudantes de Teodoro Sampaio participaram da soltura do alevinos – Foto: Wilton Felipe Teixeira.

O Rio Paranapanema – que margeia o Parque Estadual Morro do Diabo por cerca de 40 km – recebeu na última sexta-feira, 24, um incentivo para a ampliação de sua biodiversidade. Foi realizada a soltura de 75.000 alevinos (peixes em sua forma embrionária) de curimbatá (Prochilodus lineatus). Para acompanhar a soltura, estiveram presentes alunos do município de Teodoro Sampaio, que foram instruídos sobre a importância do repovoamento e preservação dos rios.

O local da soltura foi escolhido por ser considerado de extrema importância para a fauna da região. Os alevinos foram doados pela empresa Duke Energy, como forma de compensação ambiental. Na ocasião, os alunos que participaram da soltura puderam conhecer um pouco mais sobre a Unidade de Conservação, em um dia de passeio e educação ambiental no Parque Estadual Morro do Diabo.

O evento teve o apoio da ONG Ipê e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Teodoro Sampaio.

Sobre o Parque Estadual Morro do Diabo
O Parque Estadual Morro do Diabo (PEMD) foi criado como reserva em 1941, passando para a categoria de parque em 1986. Possui área de 33.845,33 hectares e preserva uma das últimas áreas de floresta de planalto do país. Além de abrigar várias espécies ameaçadas de extinção como o bugio, a puma e a onça-pintada, estima-se que haja no local uma população de cerca de 1.200 micos-leões-pretos. O parque também abriga a maior reserva de perobas-rosa do estado.

SERVIÇO
Parque Estadual Morro do Diabo
Acesso Morro do Diabo – SPV 28 – KM 11 – Teodoro Sampaio/SP
Dias e horários de funcionamento: visitação de terça a domingo 8h às 17h. Acesso às trilhas do Morro do Diabo, Pedro Bill, Ferrovia-Angelim e Paranapanema somente mediante agendamento prévio.
Ingresso: Entrada gratuita
Telefone: (18) 3282-1599
E-mail: pe.mdiabo@fflorestal.sp.gov.br