Os eventos realizados nas unidades de conservação administradas pela Fundação Florestal têm levado cada vez mais conhecimento ao público visitante.  Além de belas paisagens, contato com a natureza e esportes de aventura, a educação ambiental tem se tornado atração fundamental na programação de eventos realizados nos parques.

Um exemplo disso foi a Copa São Paulo de Mountain Bike, que passou pelo Núcleo São Sebastião, do Parque Estadual Serra do Mar (PESM), em janeiro. A prova teve como percurso aproximadamente 50 km, sendo que a largada aconteceu na Escola Prof. Chyntia Cliquete, rumo à Estrada da Limeira, que fica dentro da área protegida pelo Parque Estadual da Serra do Mar. Na escola, monitores ambientais do Núcleo São Sebastião, do PESM, desenvolveram atividades com cerca de 40 crianças, entre familiares dos atletas participantes e moradores do Bairro Enseada.

Entre as dinâmicas realizadas, as crianças foram estimuladas a imitar diversas espécies de bichos e interagir com as outras crianças. Em outra atividade, o cuidado com o ambiente marinho foi abordado, durante a brincadeira “Navegar é (im)possível”, na qual o grupo é organizado em times formado por “tripulantes”. Nesta atividade, cria-se uma atmosfera lúdica em meio ao mar, avistando algumas espécies marinhas, abordando algumas questões ambientais como o lixo no mar e o vazamento de petróleo.