logo-impressoes-humanas1Natureza e poesia sempre tiveram muito em comum. As paisagens, o ar puro e os sons inspiram as pessoas à contemplação, ao relaxamento e à reflexão sobre o sentido da vida, o que queremos e o que buscamos. Em uma abordagem diferente, o site “Impressões Humanas” apresenta o Parque Estadual Morro do Diabo do ponto de vista das emoções.

O encontro com o desconhecido, a interação com a fauna e a flora, o valor da preservação, o olhar muitas vezes indiferente de quem passa pela estrada que corta a área de preservação na região de Theodoro Sampaio, no extremo sul do Estado de São Paulo, divisa com as cidades do Mato Grosso do Sul e Paraná. Tudo isso é abordado no texto, mesclado com belas imagens que dão ao leitor uma ideia das belezas que um passeio como este podem proporcionar aos visitantes.

“Nossa principal missão é usar a internet para despertar no leitor o desejo de olhar ao redor e perceber que ao seu lado existe um ser humano e que ele possui uma história ao mesmo tempo em que visa trazer à consciência o valor de cada ação humanitária e como, mesmo que em passos lentos, começa ter um impacto positivo no mundo.”- comenta Márcia Nicolau, jornalista, escritora e idealizadora do site.

Para ler essa aventura poética, acesse: http://www.impressoeshumanas.com.br/2014/02/04/expedicao-o-humano-em-buscar-do-ser-01×01/

Sobre o Parque

O Parque Estadual Morro do Diabo foi criado em 1941 como uma reserva, tornando-se parque apenas em 1986, com o objetivo de preservar uma das últimas áreas de floresta de planalto do país. É um dos núcleos da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira. A unidade abriga uma das quatro áreas de proteção com mais de 10.000 hectares de Floresta Tropical Estacional Semidecidual, que originalmente cobria parte dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

O bom estado de conservação de sua área de quase 34.000 hectares de Mata Atlântica de Interior permite a ocorrência de importantes espécies de fauna, inclusive algumas ameaçadas de extinção, como anta, queixada, bugio, puma e onça-pintada, além de uma das espécies de primata mais ameaçada do mundo, o mico-leão-preto, que encontra no Parque refúgio para a sua maior população livre. Estima-se que no Parque haja cerca de 1.200 indivíduos dessa espécie. Com relação à flora, o Parque abriga a maior reserva peroba-rosa, espécie importante para trabalhos de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas.

Serviço

A unidade pode ser visitada de terça a domingo, das 8h às 17h, somente mediante agendamento prévio. Para mais informações, ligue: (18) 3282-1599 e (11) 95652-0546, escreva para pe.mdiabo@fflorestal.sp.gov.br ou acesse:http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-morro-do-diabo/