O Parque Estadual Marinho Laje de Santos (PEMLS) – primeiro parque marinho a integrar o conjunto de Unidades de Conservação do Estado – completa 20 anos de existência, no próximo dia 27. Para celebrar esta data especial, nos dias 28 e 29, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por meio da Fundação Florestal, está programando atividades que marcarão o momento com arte, um abraço e um mergulho coletivo nas belezas da Laje.

No dia 28, sábado, o muro da sede do PEMLS será pintado pelo artista plástico Alexandre Huber, especializado em Arte Marinha. O tema da pintura será a própria Unidade de Conservação (UC). As crianças que visitarem o local neste dia poderão participar, tanto na confecção da arte no muro, como fazendo desenhos com giz de cera, canetinha e outros materiais para retratar as espécies de animais marinhos encontrados na região do PEMLS.

No dia 29, os mergulhadores que amam este ponto de mergulho estão convidados a participar do abraço simbólico à Laje de Santos. Esta homenagem será feita dentro d’água, considerando que não é permitido subir na Laje, para não perturbar a avifauna que nidifica no local. Quem quiser participar deve entrar em contato com o setor administrativo do PEMLS pelo telefone (13) 3261-3445. Os interessados podem ir ao evento por meio de uma operadora de mergulho ou embarcação própria. O encontro na laje está marcado para as 9h.

O artista Alexandre Huber eternizará o momento do abraço simbólico com uma pintura em tela desenvolvida dentro de uma embarcação, que será doada à Unidade de Conservação, representando um presente de aniversário ao PEMLS.

Um dos principais pontos de mergulho do país
A unidade de conservação de proteção integral recebe anualmente quatro mil visitantes e é considerada pela maioria um dos principais pontos de mergulho do país, por ser um local com grande visibilidade submarina e por apresentar uma grande diversidade de espécies.

São mais de 190 espécies de peixes identificadas, entre eles, o animal símbolo do parque: a raia jamanta. Ela pode chegar a sete metros de largura e pesar mais de 1.300 kg. As aves também estão presentes. Atobá-marrom, Gaivotão, Petrel-do-Cabo, e Trinta-réis-de-bico-vermelho são algumas das espécies que podem ser avistadas. Além disso, tartarugas, baleias, pinguins, tubarões e golfinhos também são presenças frequentes neste ambiente preservado.

Parcerias
O evento é resultado de uma parceria entre a Fundação Florestal, por meio do PEMLS com o Museu de Pesca. As pinturas contam com o apoio das empresas: Tintas Eucatex, Pincéis Tigre, e Telas e Acessórios Souza.

Confira os locais e horários dos eventos e participe!

28/09/2013
– 10h às 14h – Intervenção artística com crianças, orientadas pelo artista plástico Alexandre Huber, para pintar o muro do escritório regional da Fundação Florestal, em Santos
– 10h às 14h – Oficina de pintura infantil em papel, ministrada pelo artista plástico Alexandre Huber
Local: Museu de Pesca de Santos (muro da entrada)