O Parque Estadual de Ilhabela, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e Associação Comercial realizarão, durante o mês de outubro, o Curso de Capacitação de Condutores de Veículos e Receptivo Turístico de Ilhabela – 2013. O objetivo é capacitar e reciclar os agentes de turismo para receber o turista de forma adequada, visando também a conservação do patrimônio natural e a cultura local, buscando o desenvolvimento do turismo de forma sustentável. As aulas terão início no dia 09 de outubro e previsão de término para o dia 24 do mesmo mês, sendo ministradas no período noturno.

O curso é de caráter obrigatório e será oferecido de forma gratuita aos condutores de jipes, vans e embarcações que operam comercialmente em Ilhabela. Ao final da capacitação, será emitida uma credencial para cada participante, que será, posteriormente, exigida como condicionante para a operação no receptivo de navios, junto à Secretaria de Turismo, e na Estrada-Parque de Castelhanos, junto ao Parque Estadual de Ilhabela

Com carga horária de 29 horas, o curso será distribuído em 10 módulos, entre eles: biodiversidade, ecoturismo e primeiros socorros, tendo como referência a Resolução SMA32/ 98 e Lei Municipal 651/08. Para mais informações, entrar em contato: Daniela Marcondes – Secretaria de Turismo e Fomento de Ilhabela: 3895-7220 ou Paula Bolta – Parque Estadual de Ilhabela: 3896-2585.

Sobre o Parque
O Parque Estadual de Ilhabela é um parque-arquipélago, com uma área de 27.025ha, englobando um total de 12 ilhas, 2 ilhotes e 2 lajes. Os ecossistemas presentes, tais como a Mata Atlântica, a restinga e os manguezais abrigam centenas de espécies de mamíferos, répteis e aves; muitas delas endêmicas como o rato cururuá e outras em processo de extinção. O Parque Estadual conta com um conselho consultivo formado desde 2004, no qual reunem-se representantes de vários segmentos da sociedade, setor público e comunidades caiçaras, para juntos discutirem a gestão e o manejo da UC.

O Parque Estadual de Ilhabela oferece aos visitantes diversas atividades como caminhada em trilhas de diferentes níveis, observação de fauna e flora, banho em cachoeiras e piscinas naturais, além de dar acesso à comunidades tradicionais caiçaras, que preservam sua rica cultura na arquitetura de suas casas, artesanato, modo de vida e tradições.

A sede do PEIb fica na Praça Coronel Julião de Moura Negrão, n°115 – Vila Centro/ Ilhabela. Para mais informações e agendamento de trilhas, ligue (12) 3896-2585 / (12) 3896-1646, ou escreva para o e-mail: peilhabela@fflorestal.sp.gov.br

Fotos: Martina Horvat