Trabalho foi realizado na trilha dos Surfistas e na praia de Itaquitanduva.
O principal objetivo da operação Carnaval foi passar aos usuários da área informações sobre temas importantes para a conservação e melhoria das condições ambientais, como não deixar lixo na trilha e na praia, não levar animais de estimação para o local e a proibição de acampamentos na praia. Foram também aplicados questionários para identificar a percepção e as expectativas dos visitantes com relação à Unidade de Conservação.
O trabalho contou com a participação de funcionários da Fundação Florestal (FF), dos departamentos de Meio Ambiente e da Guarda Civil Ambiental de São Vicente, além de monitores ambientais e voluntários.
De acordo com a administração do PEXJ, que é gerenciado pela FF, o engajamento dos moradores locais é fundamental para a conservação da região. Alguns projetos estão sendo desenvolvidos para aumentar o nível de informação dos moradores e das entidades da sociedade civil da região para que possam melhorar as ações relacionadas ao parque.
Plano de manejo
O PEXJ teve em 2009 o seu plano de manejo revisto por meio de uma parceria com a Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Campus Experimental do Litoral Paulista. O estudo que estabelece o zoneamento e os programas de manejo do Parque Estadual deverá ser analisado pelo CONSEMA – Conselho Estadual do Meio Ambiente nos primeiros meses de 2010. Quando aprovado, o Plano de Manejo será o principal instrumento de planejamento para a implantação das diversas estruturas e programas a serem desenvolvidos na Unidade de Conservação.
Também em 2009, o PEXJ formou o seu primeiro conselho consultivo. Formado por 11 entidades da sociedade civil e 11 órgãos públicos que atuam na região, o conselho terá papel fundamental para orientar as ações previstas no Plano de Manejo.