O  Parque  Estadual  Intervales, no Vale do Ribeira,  realizou  no  período  de  05  a  08  de  junho, sua Semana do Meio Ambiente e comemorou também seu aniversário de 15 anos. Foram quatro dias de diferentes atividades de Educação Ambiental, com uma programação  que  valorizou  também  a  cultura  e  identidade  regional,  com  a participação de aproximadamente 200 crianças durante o evento.

Abaixo, uma síntese do evento:
05 de junho
– palestra  sobre  Observação  de  Aves  Mirim,  ministrada  por Jefferson Otaviano,  do  Instituto  Agronômico  de  Campinas  (IAC.),  com ênfase sobre a prática de birdwatching (observação de aves). O PE Intervales é reconhecido  mundialmente  pelas  mais  de  400  espécies  de  pássaros  já registrados;
– apresentação  do  Grupo  Abada  Capoeira  (35  crianças), com  o Mestre Diógenes Lima, do Projeto Amigos da Natureza (PAM) de Ribeirão Grande;
– entrevista  coletiva realizada por crianças com o Paulo Leitão Camarero, gestor do parque.

06 de junho
– apresentação de Caatira, dança característica da região, por alunos da Escola Municipal Lurdes da Rosa Nunes, de Guapiara;
– apresentação de teatro sobre reciclagem de lixo, pelos alunos da APAE de Ribeirão Grande;
– apresentação da Fanfarra de Guapiara, composta por 35 adolescentes da Escola Municipal Noel de Freitas Gomes.

07 de junho
– plantio de mudas de palmito juçara no interior do parque, por alunos da Escola Oscar Kurtz Camargo, de Capão Bonito;
– aulas de artesanato com bambu e técnicas do Tie Dye (técnica utilizada para tingir tecidos com corantes de fruta);
– trilha do Palmito, passando pela  capela de Santo Ignácio, com informações sobre o monitoramento de impactos de visitação.

08 de junho
– hasteamento das bandeiras do Brasil, São Paulo e dos municípios do entorno  (Guapiara, Iporanga, Eldorado, Sete  Barras, Capão  Bonito e Ribeirão  Grande).  Após breve discurso das  autoridades presentes, Camarero destacou  as parcerias do  parque com os municípios do entorno e a importância de comemorar os 15 anos da Unidade de Conservação.
– recepção de autoridades: Marco Antonio Citadini, vice-prefeito de Capão Bonito; Rita Zulconi de Lima, primeira-dama de Guapiara; Nilce Ayako Miashita, prefeita de Sete Barras, e Rubens de Lima, representante da Prefeitura de Ribeirão Grande.
– visita às instalações das pousadas com os convidados.

Uma exposição de 70 fotos tiradas no parque por fotógrafos conhecidos e renomados e uma mostra de artesanato de Guapiara estiveram abertas ao público durante toda a semana. A organização da Semana do Meio Ambiente foi realizada pela equipe de funcionários do parque, que contou ainda  com a participação de 16 voluntários, sendo 11 alunos da FATEC de Capão  Bonito e cinco funcionários do Instituto Agronômico de Campinas (IAC.).

O evento foi finalizado com um almoço para os convidados e funcionários do parque, servido a base de “rojão” (prato típico da região com formato de rojão e preparado com carne suína moída e socada, amarrada em uma haste com taboa para depois ser levada a um braseiro para ser assado por cerca de 40 minutos).

Clique aqui e saiba mais sobre o PE Intervales.