Em 15 de junho de 1982 foi criada a Estação Ecológica de Jataí (EEJ), no município de Luiz Antonio, região de Ribeirão Preto. E para comemorar o 28° aniversário da Unidade de Conservação (UC), foi inaugurada uma base operacional em ponto estratégico para atividades de vigilância. Esse novo posto recebeu o nome de Horácio Gomes, antigo funcionário que auxiliou no desenvolvimento de pesquisas e faleceu em 2008.
O evento de comemoração aconteceu em 15 de junho de 2010. Estavam presentes familiares de Horácio Gomes e o prefeito José Alcides Rosssati, além de representantes do Legislativo local, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Unesp de Jaboticabal, Polícia Militar Ambiental, Instituto Florestal e Fundação Florestal.
A base operacional fica próxima às margens do Rio Mogi-Guaçu, localização estratégica para a fiscalização da Unidade de Conservação. A partir dela é possível seguir para as diversas áreas da Estação Ecológica, como a Estrada do Cafundó, a Represa Beija-Flor, a Lagoa do Diogo e a Lagoa do Óleo.
O imóvel foi todo reformado, recebendo novo forro, pintura, parte elétrica, caixa d’água e piso frio. Além da função ligada à vigilância, a base serve de apoio aos pesquisadores e a gestão da Estação Ecológica.
Um exemplo
Horácio Gomes trabalhou na EEJ (antiga fazenda Jathay) durante aproximadamente 40 anos. Funcionário aposentado do Instituto Florestal, ele continuou a trabalhar dedicando seu tempo no auxilio das atividades acadêmicas de diversos alunos – mais de 40 trabalhos de mestrado e doutorado.
Até próximo à véspera do seu falecimento, que ocorreu em 18 de agosto de 2008, Horácio Gomes ainda fazia questão de ir à casa que recebeu o seu nome mesmo estando bastante doente. “Por seu exemplo de conduta como funcionário público, pelo seu amor à natureza, pelo seu amor em especial a EEJ, nada mais justo que esta homenagem” afirmou o gestor da UC, Edson Montilha de Oliveira.
Gerarda Gomes, irmã de Horácio, pintou um quadro que retrata a base operacional e o ofereceu como presente ao professor da UFSCar, Salatiel Pires, pelos anos de convivência na natureza com seu irmão. Imaculada Gomes, esposa do funcionário do IF, também prestou sua homenagem, doando uma foto dele tirada em atividade no campo pelo fotógrafo Peter Mix.
Aproveitando a oportunidade, também foram homenageadas personalidades que auxiliam a Estação Ecológica, como o prefeito Rossati e Sebastião de Oliveira, também ex-funcionário do Instituto Florestal que, por muito tempo, trabalhou na UC e atualmente continua contribuindo.
Clique aqui para saber mais sobre a Estação Ecológiva de Jataí.