No dia 27 de agosto de 2025, durante a 448ª Reunião Ordinária do Plenário do Conselho Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (CONSEMA), realizada no Plenário Prof. Paulo Nogueira Neto, em São Paulo, foram aprovados os Planos de Manejo das Reservas Extrativistas Estaduais Taquari e Ilha do Tumba, localizadas no município de Cananéia (SP).
A aprovação representa um marco histórico para a gestão ambiental paulista, pois é a primeira vez que Planos de Manejo de Reservas Extrativistas Estaduais são deliberados no CONSEMA. Essas duas Unidades de Conservação de Uso Sustentável integram o Mosaico de Unidades de Conservação do Jacupiranga (MOJAC) e têm como finalidade assegurar o território e os modos de vida das comunidades tradicionais caiçaras e pescadores artesanais, garantindo a conservação da sociobiodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais.
Os Planos de Manejo aprovados são fruto de um trabalho conjunto de diversos técnicos e pesquisadores do Comitê de Integração dos Planos de Manejo, composto por representantes da Fundação Florestal, CETESB, Diretoria de Planejamento Ambiental, Diretoria de Proteção e Fiscalização Ambiental, Diretoria de Biodiversidade e Biotecnologia, Diretoria de Educação Ambiental e Instituto de Pesquisas Ambientais, equipes técnicas e gestores das reservas e, sobretudo, a participação ativa das comunidades beneficiárias.
Com essa aprovação, as RESEXs Taquari e Ilha do Tumba passam a contar com um importante instrumento de planejamento e gestão, que orientará as atividades de conservação e uso sustentável, fortalecendo o papel das comunidades tradicionais como protagonistas na proteção do patrimônio natural e cultural do litoral sul paulista.





