
A Fundação Florestal divulga a versão 2025 do projeto “Um Mangue no Meu Quintal”, com novos documentos que aprofundam a interação da gestão com a ciência para a conservação dos manguezais por meio da educação ambiental. Entre os materiais publicados estão o Caderno 1, intitulado “Os Manguezais e Mudanças Climáticas”, e o “Escopo do Um Mangue no Meu Quintal 2025”, que detalha a proposta do projeto, seu público-alvo e as diretrizes pedagógicas adotadas para sua implementação.
O Escopo apresenta um guia completo para educadores, incluindo o passo a passo para inscrição e uma descrição das atividades que podem ser desenvolvidas tanto dentro quanto fora da sala de aula. O material visa facilitar a integração do projeto ao ensino formal e oferece suporte para que os educadores possam explorar o tema dos manguezais de forma contextualizada, promovendo a conscientização ambiental e o engajamento dos alunos com as questões de preservação.
Os manguezais, ecossistemas costeiros altamente resilientes, estão cada vez mais ameaçados pela expansão urbana, poluição e pela exploração inadequada de seus recursos. Entre 2018 e 2022, foram registrados 503 autos de infração relacionados à fauna, flora e pesca nos manguezais do litoral paulista, reforçando a urgência de ações educativas voltadas para a conservação desses ambientes essenciais.
A educação ambiental é um dos pilares do Programa de Gestão Integrada de Manguezais (PGIM) da Fundação Florestal, que visa fortalecer a relação entre as Unidades de Conservação e as escolas. Nesse contexto, o projeto “Um Mangue no Meu Quintal” se expandiu e foi institucionalizado, consolidando-se como uma ferramenta de apoio à educação formal, ao mesmo tempo em que contribui para a preservação dos manguezais e a promoção de práticas sustentáveis.
O projeto Um Mangue no Meu Quintal
Com o objetivo de apoiar educadores na integração do aprendizado à realidade local, o projeto incentiva o uso do manguezal mais próximo da escola como referência didática. A expectativa é que o conhecimento adquirido em sala de aula se expanda para as comunidades, promovendo um ciclo de sensibilização e engajamento na proteção desse ecossistema.
Dentre suas premissas, destacam-se:
- Integração ao planejamento pedagógico, sem criar novas demandas para os docentes;
- Conexão entre pesquisas realizadas nas UCs e a educação básica;
- Construção coletiva com parceiros atuantes no território;
- Aproximação entre escolas e Unidades de Conservação;
- Alinhamento com a legislação educacional vigente.
Caderno 1 de 2025: Os Manguezais & Mudanças Climáticas
O material didático lançado para o primeiro semestre de 2025 traz conteúdos estruturados para facilitar o ensino sobre a relação entre manguezais e mudanças climáticas. Entre os temas abordados estão:
- A mágica da água salobra: formação da água salobra e impacto das mudanças climáticas;
- Que lama é essa?: solos de manguezal e sua relevância para o sequestro de carbono;
- Mudança do clima: conceitos de adaptação e mitigação e papel dos manguezais;
- Serviços ecossistêmicos: regulação climática, provisão de recursos e valorização ambiental.
As publicações foram concebidas para apoiar o trabalho de educadores do 5º ano do Ensino Fundamental I. A adesão é voluntária e o número de vagas é limitado conforme a capacidade de atendimento das UCs locais.
Certificação
A implementação do projeto depende do engajamento das unidades escolares e dos educadores, que poderão buscar o suporte das Unidades de Conservação para a realização das atividades. Os educadores que comprovarem a realização das atividades propostas podem obter o certificado de participação no projeto mediante preenchimento do formulário Relato de Atividade. As escolas participantes também receberão um selo de reconhecimento.
Para mais informações e acesso ao material, visite o site oficial do projeto em https://fflorestal.sp.gov.br/ummanguenomeuquintal/#materiais-didaticos.
O que é o projeto Um Mangue no Meu Quintal?
Criado em 2020, o projeto Um Mangue no Meu Quintal busca integrar a educação ambiental ao ensino formal, conectando estudantes e comunidades à realidade dos manguezais próximos. Inicialmente desenvolvido na APA Marinha do Litoral Centro, o projeto cresceu ao longo dos anos, expandindo-se para novos municípios e consolidando sua abordagem baseada na transformação de resultados de pesquisas realizadas em UCs estaduais em materiais didáticos simples e aplicáveis. Em 2024, foi institucionalizado pela Fundação Florestal no âmbito do Programa de Gestão Integrada de Manguezais, o objetivo agora é ampliar sua atuação para diversas unidades de conservação que protegem os manguezais do litoral paulista. Este ano a abordagem do projeto é para o 5° ano do ensino fundamental.
* O PGIM foi instituído pela Portaria Normativa FF nº 445/2024.
A imagem da capa mostra a interação entre estudantes, professores e a equipe da Fundação Florestal em atividade de campo do projeto em 2024 na APA Marinha Litoral Centro.