A superfície restaurada a ser protegida em caráter de perpetuidade na nova RPPN será de 30 hectares. Ações de restauração da biodiversidade com foco na Mata Atlântica, estão em curso por iniciativa da sociedade civil.

Em comemoração ao Dia da Natureza em 4/10, foi iniciado o plantio de 20 mil mudas de espécies nativas da Floresta Ombrófila Densa no Sítio Guarambá-Fruta do Lobo, no município de Bananal (SP), em uma área ocupada por pastagens que será inteiramente vegetada para se tornar mais uma Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN.

Na primeira etapa do projeto, entre agosto e dezembro de 2023, foram plantadas 40 mil mudas, que vão contribuir para o aumento da cobertura florestal do bioma, para abrigar a fauna silvestre e se tornar um refúgio de espécies ameaçadas de extinção, como o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) e para a conservação da biodiversidade. Mais de 60 espécies nativas da Mata Atlântica, algumas delas ameaçadas de extinção, como o cedro-rosa (Cedrela fissilis) e o jequitibá-rosa (Cariniana legalis), foram criteriosamente selecionadas para essa ação e para as ações sucessivas.

As atividades de intervenção dentro da propriedade para a restauração florestal foram cuidadosamente planejadas visando eliminar os fatores de degradação da área para não comprometer o desenvolvimento das mudas e da regeneração natural. A área permanecerá em manutenção contínua até fevereiro de 2026 e, em seguida, será iniciada a etapa de vistorias/monitoramento pela equipe técnica da Fundação SOS Mata Atlântica, parceira deste projeto, e durará até o 5º ano da data do plantio..

O projeto de restauração conta, além do apoio da Fundação SOS Mata Atlântica, por meio do “Programa Florestas do Futuro”, que reúne iniciativa privada, proprietários de terra e toda a comunidade regional, com a empresa Ecovale Agroambiental, a Fundação Florestal de São Paulo, por meio do Programa RPPN Paulistas e o gestor da Estação Ecológica de Bananal. Destaca-se, também, em todo o processo, a importante participação de alunos e professores de duas escolas municipais de Bananal de ensino fundamental, a EMEIEF Professora Zenobia de Paula Ferreira e a EMEF Professor José Luiz Ferreira Guimarães, que têm atuado através de ações de educação ambiental direcionadas, que envolvem estudos sobre o bioma, o clima, atividades no plantio in loco, como podem ser observadas nas fotos e trabalhos de arte específicos relacionados às espécies selecionadas para o restauro.

As ações da sociedade civil, como o exemplo da futura RPPN Fruta do Lobo, são essenciais para a restauração e conservação das florestas, contribuindo para a manutenção do bioma, do equilíbrio ecológico e ecossistêmico, além da qualidade de vida para as próximas gerações.

Imagens acima: alunos reunidos para receber as instruções para iniciar o plantio.

Imagens abaixo: Proprietária e gestor da RPPN, professores das escolas envolvidas, autoridades municipais e representantes da Fundação Florestal. À direita, árvore simbólica de ipê-amarelo.

Imagens abaixo: Desenhos feitos pelos estudantes alusivos às espécies que foram plantadas.