Evento no auditório da Semil aprofunda o diálogo entre ciência e gestão pública no âmbito do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas da FAPESP focados em projetos da Fundação Florestal
A Fundação Florestal, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), aprofunda o debate sobre pesquisas aplicadas em políticas públicas no âmbito do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas (PPPP – FAPESP).
No encontro realizado no auditório da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), pesquisadores, gestores públicos e técnicos discutiram projetos de pesquisa aplicada desenvolvidos no âmbito do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas (PPPP – FAPESP), com a Fundação Florestal como gestora pública. A iniciativa, promovida pelas diretorias de bioeconomia e biodiversidade, teve como foco o fortalecimento da articulação entre produção científica e gestão ambiental, com contribuições diretas para o aprimoramento de políticas públicas baseadas em evidências.
Vários projetos foram apresentados e debatidos com uma grande diversidade de temas, territórios e atores envolvidos nas pesquisas apoiadas pelo Edital PPPP da FAPESP. As abordagens foram desde a conservação e o manejo de ecossistemas costeiros e marinhos até o uso sustentável e a geração de renda a partir de espécies nativas da Mata Atlântica. Entre os temas discutidos estiveram a gestão de oceanos, mapeamento do fundo marinho, monitoramento e manejo de espécies exóticas, além de iniciativas relacionadas à cadeia produtiva e à conservação da palmeira-juçara. Os projetos integram conservação ambiental, desenvolvimento socioeconômico e a participação de comunidades locais nos territórios onde são desenvolvidos.
Além das apresentações técnicas, o encontro proporcionou um espaço qualificado de diálogo sobre desafios e oportunidades na conexão entre pesquisa científica e gestão pública. “A troca entre pesquisadores e equipes da Fundação Florestal contribui para aproximar o conhecimento científico das demandas concretas da gestão ambiental, qualificando a tomada de decisão e o planejamento das ações nos territórios”, destaca Ana Laura Madalhano, coordenadora de ações estratégicas da Fundação Florestal.
A Fundação Florestal ressalta que a aproximação entre instituições de pesquisa e o poder público contribui para ampliar a visibilidade das pesquisas em andamento e fortalecer a construção de políticas públicas ambientais mais eficazes e alinhadas às demandas da sociedade.




