Lazer sustentável se torna alternativa no carnaval, vai ter folia nas cachoeira e bloquinho na floresta, e muito mais nos próximos dias
A Fundação Florestal, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), começa nessa semana uma programação especial de Carnaval. Para quem prefere comemorar a folia com atividades voltadas ao contato com a natureza, educação ambiental e valorização da biodiversidade, esse é o destino certo. As programações trazem ações para a criançada mas também para o público geral e vão do dia 14 ao dia 17 de fevereiro de 2026.
O destaque vai para o Parque Estadual de Porto Ferreira onde entre esses dias, das 8h às 14h, o Carnaval de Desenho e Natureza toma vida, uma atividade voltada especialmente para o público infantil.
Durante o período, as crianças poderão produzir desenhos e pinturas inspiradas no Carnaval e nos elementos naturais do parque, como animais, paisagens e a biodiversidade local. A unidade fornecerá materiais como folhas, lápis de cor e canetinhas, incentivando a criatividade e a integração com a natureza.
Os trabalhos produzidos serão expostos no Centro de Visitantes, em formato de mural criativo, e também divulgados nas redes sociais do parque. A participação exige agendamento prévio, que deve ser realizado pelo site Ingressos Parques Paulistas.
Segundo a gestora da unidade da Fundação Florestal, Simone Clélia de Freitas, a iniciativa busca equilibrar diversão e reflexão ambiental em tempo de folia. “Essa programação é importante, pois une o evento animado como o carnaval, e um olhar calmo e de reflexão voltado a natureza”, destaca.
Outro lugar que não vai ficar de fora é a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA), que abre as festividades do Carnaval várias atividades ao longo de quatro dias de comemoração e desenvolvimento sustentável, contando com ações voltadas à educação ambiental, criatividade e interação com a biodiversidade.
Tudo começa com a Tenda Carnavalesca nos dias 14 e 15 de fevereiro, das 9h às 13h. A atividade mostra uma exposição de animais empalhados e conservados em álcool, promovendo o conhecimento sobre a fauna local e a parte histórica da instituição.
Já no dia 16 de fevereiro, das 9h às 13h, a FEENA realizará as Oficinas de Carnaval, voltadas à confecção de máscaras e chocalhos com materiais recicláveis. Uma forma de mostrar que a folia também pode ser sustentável, já que a atividade estimula a criatividade do feriado e reforçar a importância da reciclagem e da consciência ambiental.
Encerrando a programação com chave de ouro, no dia 17 de fevereiro, das 9h às 13h, será realizado o Bloquinho da FEENA.
A atividade inclui a confecção de estandarte, oficinas de confete natural e pintura facial, além de um desfile pela floresta, com parada em frente ao Jardim das Palmeiras para registro fotográfico.
O público do Parque Estadual do Rio Turvo também vai ter programação das 8h às 11h, e poderá participar da Caminhada Interpretativa pelo Circuito das Águas, conduzida por monitores ambientais da instituição. A atividade integra o Roteiro das Águas do Núcleo Capelinha além de um percurso que começa no Centro de Apoio ao Visitante e passa pelas áreas de restauração ecológica, sambaqui fluvial, entrada da Gruta da Capelinha, Cachoeira da Samambaia, antiga pedreira e retorno à área de recreação. Durante o trajeto, os participantes são convidados a observar a fauna, especialmente aves, e conhecer elementos naturais e culturais do parque.
Segundo o chefe da unidade da Fundação Florestal, Tiago Leite Vecki, a programação reforça a importância do social e ambiental “Essas atividades aproximam o visitante dos ambientes naturais e culturais do PE Rio Turvo, promovendo participação consciente e valorizando a biodiversidade da região”, destaca. Ainda segundo ele “A melhor parte dessas edições especiais é proporcionar ao público uma experiência qualificada, que combina interpretação ambiental, trilhas guiadas e observação da fauna, incentivando práticas de turismo sustentável e fortalecendo o vínculo da sociedade com a conservação”, completa.
A Fundação Florestal orienta que os interessados consultem previamente as unidades para verificar datas, horários e a necessidade de organização prévia, já que algumas atividades possuem vagas limitadas e estão sujeitas às condições climáticas. A iniciativa busca oferecer uma alternativa de lazer sustentável durante o feriado, promovendo a integração entre visitantes e o patrimônio natural do Vale do Ribeira.
Para participar, é necessário realizar o agendamento prévio pelo Roteiro das Águas do Núcleo Capelinha.
A ação une a alegria do Carnaval à educação ambiental, promovendo o conhecimento sobre a Unidade de Conservação e sua importância não apenas de conservação mas também socialização e criação sustentável, estabelecendo a união das pessoas com a natureza.
As programações reforçam o papel das Unidades de Conservação como espaços de lazer, aprendizado e valorização do patrimônio natural, oferecendo alternativas sustentáveis para o período de Carnaval.
Serviço
Parque Estadual Porto Ferreira
Local: Porto Ferreira (SP)
Endereço: Rodovia SP 215 km 89, 140, Porto Ferreira – SP, 13660-000
Período: 14 e 17 de fevereiro de 2026
Horários: 8h às 14h
Floresta Estadual Edmundo Navarro
Local: rio Claro (SP)
Endereço: Av. Navarro de Andrade, s/n – Vila Paulista, Rio Claro – SP, 15506-820
Período: 14 e 17 de fevereiro de 2026
Horários: 9h às 13h
Parque Estadual do Rio Turvo
Local: Vale do Ribeira (SP)
Endereço: BR-116, 6932-10180, Barra do Turvo – SP, 11955-000
Período: 14 e 17 de fevereiro de 2026
Horários: 8h às 11h
Agendamento e mais informações: https://www.ingressosparquespaulistas.com.br/
Notícias relacionadas
- Fundação Florestal apresenta nova estrutura administrativa com foco na modernização e adaptação às mudanças climáticas
- FEENA sedia Festival Gastronômico Sabores da Floresta
- Fundação Florestal firma parceria com iniciativa privada para fortalecer ações de conservação, biodiversidade e prevenção a incêndios florestais em áreas protegidas




