A Fundação Florestal lança a versão 2024 guia Roteiros de Mergulho, que há anos faz sucesso entre os praticantes do mergulho autônomo. A nova versão, que inclui um anexo especial sobre mergulho em represas do interior paulista, está disponível nos formatos impresso e digital. 

A publicação atualizada traz uma seleção dos principais pontos para mergulho em São Paulo, refletindo as melhorias e atualizações desde a primeira edição. Entre as novidades, destaca-se o segmento que apresenta opções de mergulho em rios e represas, incentivando a prática em locais como Itapura, Presidente Epitácio e Rifaina. Além disso, o guia abre com informações sobre as ações, projetos e programas da Fundação Florestal voltados para a proteção dos recursos hídricos e do mar territorial paulista e também busca estimular o turismo de aventura no interior do estado. O ecoturismo pode ser uma importante fonte de renda para comunidades do litoral e do interior. Isso se reverte em mais postos de trabalho para operadores de turismo e para o comércio local, com maior disponibilidade de hotéis, pousadas, restaurantes, estimulando as economias nessas cidades.

Com um total de 148 páginas em formato de livro de bolso, o guia destaca pontos de mergulho em cidades como Ubatuba, Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba, Santos e Itanhaém. O material conta com várias imagens ilustrativas e cartas náuticas que visam facilitar a orientação dos mergulhadores. Além disso, há capítulos dedicados à fauna marinha, com textos e imagens para auxiliar na identificação das espécies. Cada ponto de mergulho traz informações importantes, como a localização por GPS, a variação de profundidade e outras dicas para a preparação das aventuras subaquáticas. O guia também aponta para a importância do planejamento e dos cuidados com a segurança do mergulhador, afinal, preparar-se bem para uma aventura sob as águas é fundamental para uma experiência envolvente e inesquecível.

Rodrigo Levkovicz, diretor executivo da Fundação Florestal, destaca: “A Fundação Florestal, como a principal responsável pela gestão das áreas de proteção ambiental do estado, desempenha um papel vital na conservação da biodiversidade e do patrimônio natural paulista. Além de suas funções de preservação, temos o compromisso de promover as melhores opções de visitação, especialmente roteiros de aventura em ambientes naturais, tanto terrestres quanto subaquáticos. Acreditamos que quanto maior a comunicação, maior será o engajamento da sociedade na luta pela preservação.”

O Roteiros de Mergulho ainda permite uma interação inovadora com o leitor, inclusive na versão impressa através de um código QR, que redireciona para o site da FF. As imagens enviadas pelos mergulhadores podem enriquecer as ações do programa Ciência-Cidadã, sempre com os devidos créditos aos autores.

O lançamento da edição 2024 do guia é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e a Secretaria de Turismo e Viagens (Setur) do estado de São Paulo, com a execução dos trabalhos a cargo da Fundação Florestal.

A versão digital do guia já está disponível no site da Fundação Florestal.