A Fundação Florestal e Amoip divulgam o relatório com os resultados do primeiro ano de parceria para operação das atividades voltadas à visitação no Núcleo Perequê, Parque Estadual Ilha do Cardoso.

Em janeiro de 2023, a Fundação Florestal e a Associação de Moradores das Comunidades do Itacuruçá e Pereirinha (Amoip) celebraram a parceria para operação das atividades voltadas à visitação no Núcleo Perequê, no Parque Estadual Ilha do Cardoso (PEIC), por meio do Convênio FF/DE nº 7-11-001/2023.

Este ano, as entidades divulgam o “Relatório Anual Convênio FF/DE nº 7-11-001/2023”, elaborado no âmbito do grupo de acompanhamento do convênio. O documento conta com a descrição da trajetória para construção da parceria público-comunitária inédita entre a associação local e o poder público, que valoriza a cultura local e reconhece sua importância para a conservação da sociobiodiversidade regional, para a geração de renda e para a qualidade de vida dos habitantes do local.

O relatório apresenta também o esforço comunitário, institucional e de parceiros para estruturação e implementação do convênio durante o ano de 2023, os quais compartilharam responsabilidades para garantir o pleno funcionamento da visitação no espaço. Foram realizadas ações relacionadas à gestão, manutenção, visitação e uso público, capacitação e integração local, monitoramento e contrapartidas previstas no plano de trabalho.

As atividades turísticas no Núcleo Perequê, como hospedagem, alimentação, loja de artesanato e outras são protagonizadas pela comunidade caiçara e acontecem por meio de grupos organizados. Dentre eles, destacamos os grupos de estudo do meio com estudantes universitários e do ensino fundamental e médio. Diversos produtos locais e roteiros culturais são oferecidos aos visitantes, oportunizando também a integração de outras comunidades tradicionais da Ilha do Cardoso e do entorno.

Vale a pena conferir o conteúdo completo do relatório anual de 2023 disponível no link: Relatório Anual AMOIP FF