De 31 de maio e 8 de junho passado, a Fundação Florestal, através das suas Unidades de Conservação, ofereceram aos moradores das cidades do litoral diversas atividades de sensibilização sobre a importância de cuidar do oceano e das nossas matas. Mais de dez mil pessoas estiveram com as equipes da FF aprendendo mais sobre o meio ambiente e sobre como contribuir para um futuro mais sustentável.

As equipes de trabalho ultrapassaram os limites das Unidades de Conservação e estiveram presentes em exposições, festivais e centros culturais nas comunidades, praças e escolas. As atividades desenvolvidas foram tão diversificadas quanto limpeza de praias, jogos, pinturas, exibição de filmes, monitoramento e manejo de espécies invasoras, encontro da juventude, palestras, soltura de tartaruga, visita guiada e muitas outras atividades.

Segundo a equipe do Litoral Centro, ao falar sobre a atividade TBC da comunidade de arrasto de praia Kapiloton com E.M. Prof. Cristina dos Santos: “Os alunos adoraram, quando perguntamos que nota dariam para a atividade do dia muitos responderam dez, mil, um milhão. As professoras e a coordenadora agradeceram fortemente a equipe do arrasto e da FF e comentaram que os alunos lembrariam para sempre daquele dia, que foi muito significativo e de muito aprendizado”.

Para a equipe do Litoral Norte, em relação a atividade de Monitoramento e Manejo de Bioinvasão – Coral Sol: “Os mergulhadores se uniram e tivemos mais voluntários do que o esperado. Todos muito engajados e preocupados com a questão da bioinvasão, demonstrando interesse em realizar mais atividades como essas”.

Desde Ubatuba até Cananéia as atividades foram um sucesso e as pessoas se envolveram nesse chamado global pela importância de conservação do oceano. Uma das atrações de maior público ficou por conta do Cinemar: Uma viagem ao Fundo do Mar, que recebeu cerca de 500 pessoas e ofereceu uma experiência imersiva e educativa, na qual as crianças puderam explorar um cenário lúdico e interativo que simula o ambiente marinho.

Para a equipe do Litoral Sul, discorrendo sobre o Cinemar: “Recebemos inúmeros elogios e feedback positivos, inclusive das autoridades locais que também ficaram impactadas com a sala e o vídeo. Ao longo do dia, o retorno era tão positivo que lotamos todos os nossos horários e ficamos com uma fila de espera enorme. Não poderia ter sido melhor”. Para quem perdeu essa oportunidade, a Fundação Florestal garante que vai ter mais no ano que vem.

Na imagem de capa, equipes da APAMLN, dos Parques Estaduais de Ilhabela e Ilha Anchieta, com mergulhadores voluntários, no mutirão de retirada de coral-sol na Ilha das Cabras.
Nas imagens acima, da esquerda para  direita, (1) Mutirão de limpeza na Praia da Juréia, (2) Stand da Fundação Florestal em Bertioga com projetos desenvolvidos na APAMLC e (3) Exposição Viagem do Lixo no Mar – APAMLS.