No dia 4 de maio, o PESM-Núcleo Cunha recebeu a 14° Exposição do Pinheiro Brasileiro, um evento que reuniu 716 pessoas, entre autoridades, crianças das escolas municipais, membros das comunidades do entorno do Bairro do Paraibuna e Bairro da Barra, e outros visitantes. A festa é uma parceria com a Prefeitura Municipal de Cunha através das Secretarias de Educação, Turismo e Agricultura.

A exposição foi uma oportunidade para celebrar a importância do pinheiro brasileiro (Araucaria angustifolia), uma árvore ameaçada de extinção e que possui grande valor ecológico e cultural. Durante o evento, os visitantes puderam conhecer mais sobre a história do pinheiro, sua importância para o meio ambiente e os desafios para sua preservação.

Foram realizadas diversas atividades, como palestras, oficinas, apresentações musicais e teatrais, além de uma exposição de fotos e artesanatos. As crianças das escolas municipais participaram de atividades educativas, como jogos e brincadeiras, que lhes permitiram aprender sobre o pinheiro de forma lúdica e divertida.

Ocorreu a premiação dos alunos das escolas municipais que participaram do concurso com o Tema: O pinhão que vale ouro. A equipe do parque foi as escolas ministrar palestras sobre a Araucária para subsidiar os trabalhos.

A 14° Exposição do Pinheiro Brasileiro foi um grande sucesso, que contribuiu para a sensibilização da comunidade sobre a importância da preservação do meio ambiente e da valorização da cultura local.

A cultura local é um patrimônio importante que deve ser preservado e valorizado. Eventos como a Exposição do Pinheiro Brasileiro são importantes para divulgar a cultura local e promover a integração da comunidade.