A publicação, com 240 páginas com imagens e gráficos, conta a história do Projeto CMA, revendo os desafios enfrentados e apresentando os resultados desde o lançamento em 2012.

Em janeiro passado, ocorreu o lançamento do livro “Projeto Conexão Mata Atlântica em São Paulo”. A publicação não apenas celebra as conquistas do Projeto de Recuperação Ambiental, como também destaca a colaboração fundamental com os órgãos governamentais e ambientais.

O projeto “Recuperação de Serviços de Clima e Biodiversidade no Corredor Sudeste da Mata Atlântica Brasileira” tem como meta intensificar a salvaguarda da biodiversidade e dos recursos hídricos, enquanto combate de maneira eficaz as mudanças climáticas. Para alcançar esse propósito, implementa iniciativas voltadas para a conservação e restauração da vegetação nativa, a adoção de sistemas produtivos mais sustentáveis e o aprimoramento da gestão das Unidades de Conservação.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), juntamente com instituições de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, desempenharam um papel essencial na implementação e orientação das ações previstas.

Em São Paulo, a execução do projeto é coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), com o apoio direto da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade (CFB-Semil) e da Fundação Florestal. Essas entidades trabalham em sintonia, seguindo componentes específicos alinhados com os objetivos do projeto.

O livro “Projeto Conexão Mata Atlântica em São Paulo” não apenas documenta as ações do projeto, mas também enfatiza o papel vital das parcerias e a inclusão da sociedade civil no processo de preservação. Ao lançar luz sobre as estratégias adotadas pelos órgãos governamentais e ambientais, a publicação serve como um guia inspirador para outras regiões e projetos em busca de soluções sustentáveis para desafios ambientais complexos. Este lançamento representa não apenas um capítulo na história da Mata Atlântica, mas um marco na colaboração efetiva para a proteção de patrimônio ambiental.

O Projeto Conexão Mata Atlântica foi financiado pelo GEF e BID, com execução pela Finatec, e contou com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e órgãos ambientais dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A versão digital do livro Projeto Conexão Mata Atlântica em São Paulo ser baixado no link:
Conexao Mata Atlantica – interativo