O Parque Estadual da Cantareira – Núcleo Cabuçu anuncia a 16ª edição da Semana da Árvore, um evento dedicado a sensibilizar o público sobre a importância das árvores e da preservação ambiental. Entre os dias 20 e 22 de setembro,  das 8h30 às 16h, o Núcleo Cabuçu se tornará o palco deste evento que busca engajar escolas da rede pública de ensino e a comunidade em geral nas atividades em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro. As ações têm como principal objetivo conscientizar os participantes sobre o papel vital das árvores na vida do planeta e a necessidade de preservá-las.

Na programação, uma série de atividades, incluindo gincanas florestais e plantio de mudas de árvores nativas. Alunos e professores de escolas públicas na vizinhança da unidade participarão de uma emocionante Gincana Florestal e as atividades incluem competições de grupo, como o Labirinto Ecológico, Caça-palavras Ambiental, Jogo do Plantio. As crianças farão um exercício de semeadura, para simbolizar a produção de mudas cada participante levará consigo o vasinho com a semente que plantou. Além disso, serão realizados plantios de mudas de árvores nativas em locais específicos e rodas de conversa sobre a importância das florestas e sua preservação. A expectativa é de que cerca de 240 pessoas participem das atividades ao longo dos três dias.

A Unidade

Cantareira foi o nome dado à serra pelos tropeiros que faziam o comércio entre São Paulo e as outras regiões do país, nos séculos XVI e XVII, devido à grande quantidade de nascentes e córregos encontrados na região. Era costume, na época, armazenar água em jarros de barro, os cântaros, e o apoio usado para guardá-los, chamava-se Cantareira.

Criado em 1963, possui uma área de 7.916,52 ha, dividido em quatro núcleos, que abrangem os municípios de São Paulo, Guarulhos, Mairiporã e Caieiras.

Sua maior porção está localizada na zona norte de São Paulo, constituindo um importante remanescente da Mata Atlântica na metrópole, e de extrema relevância ecológica para o estado de São Paulo. Foi declarado parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo pela UNESCO em 1994.

É considerada uma das maiores florestas urbanas do mundo, possuindo em seu entorno uma alta densidade demográfica. Abriga exuberante fauna – 388 espécies de vertebrados, 478 de invertebrados – e flora – cabuçu, jequitibá, juçara, cedro, xaxim, bromélia – típicas da floresta atlântica.

Para visitação, acesse: https://cabucu.ingressosparquespaulistas.com.br/

Serviço:

16ª Edição da Semana da Árvore

Data: 20 a 22 de setembro de 2023

Local: Parque Estadual da Cantareira – Núcleo Cabuçu

Horário: Das 08h30 às 11h00 e das 13h30 às 16h00