Na última quarta-feira (20/9), a Fundação Florestal realizou a 3ª edição do projeto Onda Sustentável, criado pela equipe do Parque Estadual da Anchieta e com o apoio dos voluntários, o evento contou com cerca de 150 pessoas.

O objetivo maior da causa é tratar de assuntos como resíduos sólidos, incentivo ao consumo consciente e a questão do lixo nos mar. Um objetivo tão amplo pode ser alcançado por meio de inúmeras atividades lúdicas de educação ambiental com alunos do quinto ano da rede pública municipal de Ubatuba (Escola MARIA DA CRUZ BARRETO; E.M. MARIA DA CRUZ OLIVEIRA; E.M. PROFº ERNESMAR DE OLIVEIRA; E.M. MARIA DAS DORES DOS SANTOS CARPINETTI; E.M. SEBASTIANA LUIZA OLIVEIRA PRADO).

É preciso ter em mente que a educação ambiental só será transformadora se contiver a característica de constância. Por isto que a FF faz questão de que haja sempre a capacitação dos monitores e dos professores que atuam dentro do projeto. Esta capacitação acontece no início de todo ano. Em seguida, desenvolvemos uma manhã intensa com os alunos, repleta de atividades lúdicas que trazem como pontos centrais o consumo consciente, a problemática do lixo nos mares e dos resíduos sólidos.

Para finalizar, realizamos uma atividade em campo para que os alunos possam sentir que todas as causas que abraçam são reais e que eles precisam ser a força transformadora nesse processo.

Os alunos participam da limpeza da praia, da ação de triagem, da atividade do minimercado – que consiste em abordar sobre o consumo consciente – da atividade de construção de composteiras e de uma oficina de desenhos que abordam todos estes temas.

A cada ano, a Fundação Florestal apresenta um vídeo. O vídeo manifesto, como é chamado, deste ano trouxe como assunto central a importância que cada ser humano, independentemente de sua idade, deve atribuir à maneira como trata o lixo que produz e o lixo que permeia o mundo, nos mares principalmente.

Priscila Saviolo, gestora do Parque Estadual da Ilha Anchieta, comenta que além de todos os aspectos ambientais que são desenvolvidos ao longo do projeto, essa é uma oportunidade para as crianças que nunca visitaram o parque.

Ubatuba Sem Lixo!

O movimento Ubatuba Sem Lixo tem como principal objetivo conscientizar e, essencialmente, fazer acontecer. A última atividade do projeto se concentra na escola, em que a equipe da FF faz mais atividades para avaliar o que os alunos aprenderam sobre toda ação e todas as etapas desta.

Este ano, assim, como o ano passado, além do Parque Estadual Anchieta, a APA Marinha do Litoral Norte e o Projeto Mar Sem Lixo atuaram na coordenação do projeto. Gostaríamos de agradecer àqueles que nos ajudaram a fazer este projeto tomar corpo; a Marina Kawai, à Prefeitura Municipal de Ubatuba – em especial às secretarias de educação e de meio-ambiente – e também, à cooperativa Coco & CIA, que trabalha com reciclagem naquele município.