Portaria funcionará de terça a domingo na Rua Eng. Gino Dartora, altura do 1.490, Jardim Nova Era

A partir deste sábado (23), os moradores da cidade de Caieiras e entorno terão acesso facilitado do Parque Estadual Juquery. A nova entrada está localizada na Rua Engenheiro Gino Dartora, altura do 1.490, no bairro Jardim Nova Era. A reforma do acesso foi possível devido a um termo de cooperação assinado entre Fundação Florestal e Prefeitura Municipal de Caieiras, que visa ao desenvolvimento de atividades de interação socioambiental nas áreas do entorno do PEJy. A portaria ficará aberta de terça a domingo, entre 8h e 17h.

A portaria de acesso ao PEJy está munida de toda estrutura para recepção ao visitante, composta por centro de informações, bebedouros e banheiros, incluindo instalações para pessoas com deficiência. A parceria também focará no desenvolvimento de atividades de Ecoturismo e Educação Ambiental, fortalecimento do Turismo de Base Comunitária, no aprimoramento do Programa de Proteção e Monitoramento da Unidade de Conservação e na prevenção e combate de incêndios florestais.

O PEJy

O Parque Estadual do Juquery foi criado em 1993, em razão da necessidade de conservação de importantes remanescentes de vegetação nativa existentes na Fazenda Juquery, bem como preservar as áreas de mananciais do Sistema Cantareira.

O local recebe esse nome devido à ocorrência de uma planta que os índios encontravam às margens dos rios, a qual chamavam de yu-kery, da qual extraíam sal para temperar alimentos. Conhecida como Dorme Maria, a yu-kery ao ser tocada fecha suas folhas abrindo-as novamente após algum tempo.

A unidade abriga o último remanescente de cerrado preservado na região metropolitana. Tem como símbolos a seriema, ave típica do cerrado e de fácil observação, e o Ovo da Pata, ponto mais alto com 942 m de altitude. O Parque possui 2.058,09 hectares, onde abriga rica biodiversidade de plantas e animais. Em 1989, o conjunto arquitetônico construído para o Hospital Psiquiátrico do Juquery, projetado por Ramos de Azevedo, e a área verde da fazenda foram tombados pelo CONDEPHAAT.

Para mais informações, acesse: https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/parque-estadual-juquery/