A iniciativa visa à proteção de 70 mil hectares de Unidades de Conservação e inclui medidas como monitoramento, controle de incêndios e apoio à biodiversidade

A parceria entre a Fundação Florestal, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), e a empresa Bracell, especializada na produção de celulose solúvel, visa à conservação de cerca de 70 mil hectares de florestas nativas, distribuídos em 11 Unidades de Conservação no Estado de São Paulo. Este compromisso foi renovado, nesta segunda-feira (11), por meio do programa Adote um Parque. O objetivo é promover o desenvolvimento e a implementação de ações voltadas para a proteção da biodiversidade, incluindo a doação de insumos, serviços e apoio à Operação SP Sem Fogo.

Segundo o diretor executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz, o Programa Adote um Parque, além de apoiar o desenvolvimento das Unidades, promove o engajamento da sociedade na conservação ambiental. “No primeiro ano da parceria com a Bracell, já conseguimos ver os benefícios nas UCs, principalmente na rápida resposta no controle e mitigação de incêndios. Agora, com a ampliação das frentes de apoio, também atuaremos em conjunto na proteção da fauna silvestre e conservação das florestas nativas”

O compromisso renovado visa apoiar a proteção das Unidades de Conservação contra incêndios florestais, envolvendo a instalação de placas educativas, monitoramento por câmeras de longo alcance, controle de espécies invasoras, monitoramento da fauna e construção de passagens aéreas para a vida selvagem. O número de Unidades participantes aumentou, sendo elas: Estações Ecológicas Águas da Santa Bárbara, Angatuba, Avaré, Barreiro Rico, Caetetus, Itapeva, Paranapanema e Sebastião Aleixo da Silva (Bauru), Parques Estaduais de Carlos Botelho e Nascentes do Paranapanema e Refúgio de Vida Silvestre Aimorés (Gleba II – Jardim Botânico).

A parceria reitera a iniciativa da empresa, cujo compromisso é o de proteger, conservar ou restaurar um hectare de floresta nativa para cada hectare plantado de eucalipto no estado. Ao longo dos últimos meses, a parceria também beneficiou o combate aos incêndios florestais, com apoio às ações preventivas, incluindo a construção e manutenção de aceiros, a doação de equipamentos e capacitações para combate a incêndios.

“Para a Bracell é muito importante celebrar parcerias que potencializam o nosso forte comprometimento com a sustentabilidade, especialmente tendo em vista a proteção da vegetação nativa dos biomas brasileiros. Temos a alegria de já ter alcançado 82% da meta do nosso ‘Compromisso Um-Para-Um’ e essa parceria é mais um importante passo para atingirmos o nosso objetivo. Seguiremos mapeando outras regiões que precisam de apoio sempre em parceria com autoridades competentes”, afirma João Augusti, gerente de Meio Ambiente e Certificações da Bracell.

Estiveram presentes no evento que firmou a parceria, o subsecretário de Meio Ambiente, Jônatas Trindade, o diretor executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz, e lideranças da Bracell como o vice-presidente de sustentabilidade, Márcio Nappo, o gerente de Sustentabilidade, João Augusti e a Gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social, Mouana Sioufi.

Para ver o termo na íntegra, acesse: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/fundacaoflorestal/2023/09/termo-de-patrocinio-ff-de-no-01-2023/

Programa Adote um Parque

O Adote Um Parque é um programa de parcerias criado pela Fundação Florestal para os amantes da natureza que, conscientes da importância da preservação ambiental do nosso planeta, querem contribuir para a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais no Estado de São Paulo. Seu principal objetivo consiste em salvaguardar o patrimônio natural existente, protegendo espécies raras da fauna e da flora em seus habitats naturais, muitas delas ameaçadas de extinção, e de recursos como a água doce, garantida pelas florestas e tão necessária à nossa sobrevivência.

Dentre as possibilidades de parceria estão: adoção de trilhas, atrativos e/ou Unidades de Conservação; construção, manutenção, reforma ou adequação de locais como centros de visitantes, sede administrativa, bases operacionais e de pesquisa ou estruturas e placas de sinalização de trilhas e atrativos; adoção temporária de espécie animal, com o estabelecimento de medidas de proteção; desenvolvimento, implantação e/ou manutenção de programas e projetos de educação ambiental; interação socioambiental; visitação/uso público; turismo sustentável; pesquisa e manejo; proteção à biodiversidade; voluntariado; comunicação e marketing da Fundação Florestal e das UCs, incluindo materiais digitais, impressos e souvenirs. Há ainda a possibilidade de doação de bens móveis, vantagens e materiais de consumo para o apoio à gestão de UCs; e, por fim, a prestação de serviços de qualquer natureza. O Programa prevê diversas contrapartidas aos patrocinadores e doadores, que também recebem o selo do Programa Adote Um Parque da Fundação Florestal.

Para mais informações sobre o programa, acesse:
https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/fundacaoflorestal/negocios-e-parcerias-para-sustentabilidade/adote-um-parque/