Defensores e protetores dos oceanos, rios e lagoas estão convidados a participar dos mutirões de limpeza

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é um evento que acontece anualmente, no terceiro sábado de setembro, no mundo todo. Este ano vai ser no dia 16 de setembro. O programa faz parte da ação global World Clean Up Day, movimento internacional sem fins lucrativos, criado em 1986 e dirigido pela Ocean Conservancy – Centro para Conservação da Vida Marinha.

Nesse período, final do verão no hemisfério norte, as praias e rios são mais frequentados e isso faz aumentar significativamente o volume de detritos deixados pelos turistas. No Brasil, o evento coincide com a chegada da primavera. Desde 1997, o Brasil participa da ação global.

O principal objetivo da iniciativa é sensibilizar e conscientizar a população para a proteção dos oceanos, rios e lagoas por meio do engajamento da comunidade local para o cuidado com o meio ambiente.

As atividades desenvolvidas nos mutirões de limpeza são a coleta de lixo em praias, rios e ruas; o monitoramento da poluição, que engloba a contagem, a separação e descarte correto de cada matéria, o plantio de árvores e diversas atividades de Educação Ambiental.

Vale ressaltar que a iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para esta década (2021 a 2023) e está ligada ao objetivo 14, que trata da conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos, protegendo as diferentes formas de vida na água.

A Fundação Florestal está participando das seguintes ações:

Confira a programação:

 

  • Parque Estadual Itapetinga: dia 13, às 9h – Ponto de encontro na Cachoeira do Barrocão, em Bom Jesus dos Perdões.
  • Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Picinguaba: limpeza subaquática, dia 16, das 6h às 18h30 – Pontos de coleta: Sul – Ponto de coleta Saco da Ribeira; Centro – Ponto de coleta Praça da Baleia; Norte – Ponto de coleta Picinguaba.
  • Parque Estadual Águas da Prata: dia 16, das 9h às 12h – Ponto de encontro: área de uso público do parque.
  • Monitores e Roteiros na (RDS) Barra do Uma: dia 16, às 9h – Ponto de encontro: entrada principal da praia da Barra do Uma.
  • Parque Estadual do Juquery: dia 19, às 8h – Ponto de encontro na Rodovia Pref. Luiz Salomão Chamma, km 466, Vila Ramos, Franco da Rocha, no Clube da Sabesp.