Nos próximos dias 25 e 26, a Área de Proteção Ambiental (APA) Rio Batalha, em parceria com as prefeituras e ONGs da região, realizará um mutirão de plantio de mais de 400 mudas nas matas ciliares do Rio Batalha. O evento, aberto ao público, busca sensibilizar a população da região centro – oeste do Estado sobre sua importância da Bacia hidrográfica do Rio Batalha e a necessidade da ampliação da cobertura vegetal original nas matas ciliares.

No dia 25, a partir das 9hrs, na Zona Rural de Avaí, serão plantadas 350 mudas em uma área de 1.800 m². Já no dia 26, a partir das 7h30, será realizado o plantio de 100 mudas na nascente do rio, em Agudos.

O Rio Batalha abastece a população de 11 municípios do Estado de São Paulo e, ao garantir sua segurança hídrica, assegura-se a conservação e melhoria dos ambientes naturais do território de 236 mil hectares da Unidade de Conservação (UC).

A APA Rio Batalha é uma Unidade de Conservação estadual com 236 mil hectares, cuja gestão é feita pela Fundação Florestal da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado. Foi criada em 2001, com o objetivo de proteger e recuperar os recursos naturais, a fauna e a flora, promovendo a melhoria da qualidade de vida das populações do território.

A Área de Proteção Ambiental Rio Batalha engloba parcialmente os municípios de Agudos, Piratininga, Bauru, Duartina, Gália, Avaí, Reginópolis, Presidente Alves, Pirajuí, Balbinos e Uru.

O plantio de mudas nas matas ciliares tem a participação e apoio dos membros do Conselho da APA Rio Batalha, das Prefeituras Municipais de Avaí, Presidente Alves, Reginópolis, Pirajuí e Agudos, da Aciflora (Associação de Recuperação Florestal e Ecológica de Bauru), do IOMP (Instituto Olinto Marques de Paulo), do Recanto Vó Neneti, da Escola Municipal de Avaí, Escola Estadual Edson Gasparini de Reginópolis, ONG Viva Batalha, Fórum Pró-Batalha, Lions Club Bauru Sul, além de toda a equipe da gestão APA Rio Batalha.

CELEBRAÇÃO DO RIO BATALHA 2023

1. Dia 25 de agosto de 2023 – 6ª feira
  • 9h: Encontro no local do plantio – Sítio “O Caminho da Roça” /Zona Rural de Avaí, SP (22K674407,06 m E 7549901.86 m S).
  • 9h – 9h30: Roda de conversa sobre o Rio Batalha, a APA Rio Batalha, importância das matas ciliares, fauna e flora da região
  • 9h30: Plantio das mudas
  • 11h: Encerramento com piquenique ecológico
  1. Dia 26 de agosto de 2023 – sábado
  • Plantio de 100 mudas de árvores nativas na nascente do Rio Batalha, em Agudos – SP
  • 7h30: Encontro dos participantes na Praça da Copaíba, Av. Getúlio Vargas, 1946 – Vila Universitária, Bauru – SP com deslocamento conjunto até o local do plantio
  • 8h: Início do plantio
  • 10h30: Pausa para Café comunitário e roda de conversas sobre o Rio Batalha, a APA Rio Batalha, importância das matas ciliares, fauna e flora da região
  • 11h30: Encerramento

Obs: Tragam seu lanche para compartilharmos ao final do evento.