As Estações Ecológicas de Itaberá e de Itapeva realizaram, na manhã do dia 4 de agosto, uma ação com o objetivo de educar a comunidade local sobre a importância vital da proteção das áreas naturais. O evento reuniu mais de 180 participantes, com a maioria sendo estudantes da escola pública estadual do bairro Engenheiro Maia, localizada próxima à Estação Experimental de Itapeva.

As apresentações tinham o intuito de sensibilizar a comunidade sobre o papel fundamental das áreas protegidas na manutenção da biodiversidade e no equilíbrio ecológico. Foi ressaltada a importância da cooperação e do envolvimento de todos na prevenção de incêndios criminosos, uma vez que essa região enfrenta desafios sérios relacionados a incêndios criminosos, representando uma ameaça tanto à biodiversidade quanto ao patrimônio das áreas protegidas, além de afetar a saúde da comunidade local.

Durante a atividade, foram apresentadas informações sobre as Unidades de Conservação, enfatizando sua relevância crucial na preservação da fauna e da flora em habitats nativos, bem como na promoção de uma produção sustentável com a cultura de pinus na Estação Experimental de Itapeva. Além disso, os participantes foram informados sobre os investimentos realizados em equipamentos de prevenção e combate a incêndios, juntamente com as estratégias preventivas implementadas nas unidades. O programa estadual SP Sem Fogo também foi contextualizado, destacando sua relevância para as UCs.

O Terceiro Subgrupamento de Bombeiros de Itapeva compartilhou os desafios enfrentados no combate aos incêndios florestais, destacando os riscos que o fogo representa para a qualidade do ar, a fauna, a flora e a biodiversidade. A colaboração entre a comunidade, as autoridades governamentais e as instituições ambientais foi enfatizada como essencial na prevenção desses desastres.