A Fundação Florestal realiza, no dia 17/7 às 09h, um pregão para a constituição de um Sistema de Registro de Preços (SRP) para a prestação de serviços de manutenção predial (corretiva, de reparação e preventiva), com fornecimento de materiais, peças e mão de obra para as Unidades de Conservação. Os interessados em participar poderão enviar as propostas para www.bec.sp.gov.br na opção “PREGAO–ENTREGAR PROPOSTA” até o dia da sessão pública.

Os serviços serão executados em edificações, torres e trilhas feitas de madeira em diferentes UCs localizadas ao longo de todo o Estado. O pregão será dividido em seis lotes e os detalhes podem ser encontrados clicando aqui. Todos os deslocamentos serão de responsabilidade da contratada, tanto de seus funcionários, materiais e retiradas.

Para participar, a empresa deve atuar no setor de manutenção predial, comprovar qualificação, acervo técnico, estar registrada no Cadastro de Fornecedores do Estado de São Paulo (Caufesp), ser detentora de senha para participar de procedimentos eletrônicos e ter credenciado os seus representantes na forma estabelecida no regulamento que disciplina a inscrição no referido Cadastro, dentre outros pormenores. As condições na íntegra podem ser encontradas no edital.

Nos preços propostos, deverão estar incluídos, além do lucro, todas as despesas e custos diretos ou indiretos relacionados à execução do objeto da presente licitação, tais como tributos, remunerações, despesas financeiras e quaisquer outras necessárias ao cumprimento do objeto desta licitação, inclusive gastos com transporte. O prazo de validade da proposta será de 60 dias contados a partir da data de sua apresentação.

A justificativa da contratação se deve ao fato da Fundação não contar com equipes para a realização das manutenções preditivas, preventivas e corretivas, o que acelera o processo de degradação das estruturas e infraestruturas. Além de reduzir a vida útil das edificações, a falta de manutenção pode colocar em risco a todos os usuários e funcionários da UC que transitam e/ou permanecem nas proximidades e que ainda utilizam as instalações.

A falta de manutenção acarreta ainda na subutilização da infraestrutura e das edificações representando prejuízo ao erário, à sociedade e ainda à pesquisa. O instrumento de Ata de Registro de Preços também indica ser o mais adequado por ser capaz de reduzir significativamente o número de processos de contratações de manutenções caso fossem realizados pregões individualizados a cada caso. Além da objetiva vantagem em poderem ser executados os serviços de forma mais célere, vencendo os desafios de território extenso e volume de edificações da FF, a ATA de Registro de Preços pode ofertar economia de escala ao definir empresas que possam atender a um lote como um todo e consiga propor valores melhores para os mesmos serviços unitários do que no caso de um pregão individualizado de um pequeno reparo.

Para a íntegra do edital, acesse: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/fundacaoflorestal/2023/07/edital-de-pregao-eletronico-n-arp-02-23/