A Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena), em conjunto com a prefeitura municipal de Rio Claro, por meio da Secretaria de Segurança Pública, firmaram uma parceria para fortalecer o monitoramento e ações de preservação na Unidade de Conservação. A partir de agora, a gestão da Unidade terá acesso às imagens de oito câmeras de segurança instaladas pontos estratégicos da Feena. Com isso, será possível realizar uma fiscalização e monitoramento de forma mais abrangente e eficiente do entorno da floresta, bem como ter uma visão ampla da UC e da cidade em seu entorno.

As imagens, até então, eram monitoradas pela Guarda Civil Municipal (GCM), mas agora com o acesso pela equipe da Fundação Florestal, esta capacidade de monitoramento será ampliada. Para isso, foi criada uma central na Administração da Floresta, que estará sob a responsabilidade da gestão da Unidade. “Esta iniciativa trará uma resposta mais rápida para as ações de prevenção, monitoramento e combate a ocorrências como incêndios florestais, descarte inadequado de resíduos sólidos e depredação do patrimônio público, entre outras”, completa Simone Freitas, gestora da UC.

A parceria entre a Fundação Florestal e a Prefeitura foi estabelecida por meio de um convênio, com duração inicial de cinco anos, podendo ser prorrogado de acordo com o interesse das partes envolvidas. Além do reforço no monitoramento, a gestão da Feena tem se empenhado em ações de educação ambiental junto à população residente nos bairros próximos à unidade. Também foram adicionadas placas informativas em pontos estratégicos para reforçar a comunicação visual e conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental. “A parceria entre a Fundação Florestal e a Prefeitura demonstra o compromisso mútuo com a proteção e preservação da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, e reforça a importância do envolvimento da sociedade na conservação das áreas naturais”, finaliza Simone.

Sobre a Feena

A Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade foi criada em 1909. Edmundo Navarro de Andrade teve sua residência no horto florestal, fazendo do local centro de diversas pesquisas sobre o eucalipto, onde foram arquivados os resultados de seus trabalhos, dando origem ao Museu do Eucalipto em 1916.

No final do século XIX, havia uma escassez de matéria-prima para manutenção e construção de ferrovias. Com o intuito de suprir a demanda de madeira para dormentes e carvão, a Companhia Paulista de Estradas de Ferro, criou hortos florestais em diversas cidades do interior paulista. Dentre eles, o maior de Rio Claro, criado em 1909, cujo nome foi uma homenagem a Edmundo Navarro de Andrade que, em 1914, trouxe da Austrália 144 espécies de eucalipto.

Para mais informações, acesse: https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/floresta-estadual-edmundo-navarro-de-andrade/