Centenas de pessoas se reuniram, no último domingo (18) para participar da 19ª Edição da Pedalada Ecológica rumo ao Parque Estadual Campina do Encantado. A iniciativa reuniu crianças, jovens e adultos que percorreram os 16km do trajeto Prefeitura Municipal até o núcleo de visitação da Unidade de Conservação.

A pedalada é uma realização da Divisão de Meio Ambiente em parceria com o Parque Estadual Campina do Encantado, e contou com apoio da Policia Militar Ambiental e Departamento Municipal de Saúde.

O PE Campina do Encantado

Lendas, mitos e muitas histórias falam dos encantos de uma região de planície litorânea, no município de Pariquera-Açu, ao sul do estado. Chamas de cor alaranjada, que saem da terra quando se perfura o solo com uma vareta e se acende um fósforo, incendeiam a imaginação popular. Campina do Encantado é o nome perfeito para uma região cercada de tantos mistérios. O fenômeno do fogo encantado é causado pelas turfeiras, formadas por acúmulo de matéria orgânica em ambiente lagunar marinho, que concentram gás metano. Através de um furo feito com uma vara pode-se provocar a liberação e combustão desse gás, com o aparecimento de chamas atingindo 80 cm acima do solo.

A importância ambiental dessa “planície encantada” fez com que a área formada por terrenos em planícies e várzeas inundáveis, cobertos de mata de restinga, remanescentes da Mata Atlântica, fosse protegida e, em 1994, transformada no Parque Estadual Pariquera-Abaixo. Em 1999, passaria a se chamar Parque Estadual Campina do Encantado.

Para mais informações, acesse: https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/parque-estadual-campina-do-encantado/