Com o objetivo de fortalecer a prevenção e o combate a incêndios florestais na região de Valinhos, interior de São Paulo, equipes da Fundação Florestal integrantes da Operação São Paulo sem Fogo se reuniram no município para um dia de capacitação. O treinamento, realizado na quarta (21), está em sua terceira edição no município e reuniu cerca de 60 participantes, incluindo membros da Guarda Civil Municipal (GCM) de Vinhedo e Valinhos, aspirantes da GCM de Valinhos, produtores rurais locais, representantes das Unidades de Conservação (UCs) de Valinhos, a Estação Ecológica de Valinhos e o Parque Estadual Assessoria da Reforma Agrária, Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade (CFB) e funcionários municipais.

O programa de treinamento abordou diversos aspectos relacionados à prevenção e ao combate a incêndios. Os participantes adquiriram conhecimentos sobre conceitos essenciais, como dinâmica do fogo, primeiros socorros em incêndios florestais, a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), orientações sobre ações de combate, conhecimento de equipamentos de combate a incêndios e noções sobre encontro de animais peçonhentos durante as operações. Os participantes também receberam informações sobre o funcionamento da SP Sem Fogo, seus princípios fundamentais e os principais envolvidos. Foram realizados exercícios práticos para reforçar as habilidades de combate.

Valinhos foi escolhido como local de treinamento devido à presença de dois Conselhos de Gestão atuantes, além das duas UCs já mencionadas. O treinamento visa ao fortalecimento desta rede de parceiros envolvidos nas ações de prevenção e combate em áreas ambientais de Valinhos.

O curso foi ministrado por Vladimir Arrais de Almeida, coordenador da Operação SP Sem Fogo na FF, em parceria com membros do 19º GB do Corpo de Bombeiros, Guarda Civil de Valinhos e Defesa Civil municipal. O programa teve início com um discurso de abertura do comando da Polícia Ambiental Militar (PAMB) local.

“Este treinamento é de extrema importância para fortalecer a participação de órgãos públicos e da sociedade civil em ações de prevenção e combate a incêndios. Ao promover a colaboração e a coordenação entre diversos setores do município, incluindo organizações públicas e a sociedade civil, está sendo estabelecida uma rede robusta de medidas preventivas e capacidades de resposta a emergências”, explica Vladimir. “Essa abordagem busca minimizar as perdas causadas por incidentes de incêndio e promover a conscientização e o apoio da comunidade às práticas responsáveis de manejo do fogo”, completa.

Próximo treinamento – A expectativa é de que um novo treinamento seja ministrado no dia 4 de julho, focado especificamente em funcionários e colaboradores dos parques urbanos gerenciados pela Coordenadoria de Parques e Parcerias (CPP), vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).

SP SEM FOGO – A Operação SP Sem Fogo tem como objetivo, dentre outras ações, diminuir os focos de incêndio no Estado, principalmente durante o período mais seco do ano, que vai de junho a outubro. Neste ano, o Governo de SP está investindo mais de R$ 97 milhões em aquisição de equipamentos anti-incêndio, veículos, limpeza de áreas marginais de rodovias e ampliação do uso de tecnologia de boletins meteorológicos e monitoramento via satélite.

A operação é uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil)Segurança Pública e Defesa Civil do Estado. Além disso, conta também com ações e  investimentos do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar AmbientalCompanhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB)DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Fundação Florestal (FF) e Secretaria de Agricultura e Abastecimento.