O Núcleo São Sebastião, do Parque Estadual Serra do Mar (PESM), celebrou, no último dia 26 de maio, o seu 25º aniversário com um evento especial realizado no Teatro Municipal de São Sebastião. A ocasião também marcou a comemoração do Dia Internacional da Mata Atlântica, que acontece anualmente em 27 de maio, e a entrega de certificados aos formandos do Curso de Formação de Monitores Ambientais Autônomos.

O Curso de Formação de Monitores Ambientais Autônomos foi especialmente desenvolvido para os moradores da região, incluindo as comunidades tradicionais, e foi promovido pela Fundação Florestal em parceria com diversos atores locais. Iniciado em 24 de maio de 2022 e concluído em 11 de janeiro de 2023, o curso capacitou 78 monitores ambientais autônomos, que agora estão aptos a atuar na Unidade após o cadastramento. Entre os formandos estavam guias que já atuam na região, estudantes, professores, empresários, vigilantes e monitores da Unidade, indígenas e pessoas simpatizantes.

A cerimônia contou com a presença de mais de 100 pessoas, incluindo autoridades locais, representantes do Poder Público e Sociedade Civil. O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de São Sebastião, Instituto Conservação Costeira, Instituto Educacional Raízes, Flow Desenvolvimento Sustentável, Kit Festas da Nadir, Marina Vitória, Limbic Music e Federação Pró-Costa Atlântica.

Estiveram presentes na cerimônia: Márcio José dos Santos, gerente de Unidades de Conservação do Litoral Norte da Fundação Florestal, Edson Lobato, gestor ambiental do Instituto Conservação Costeira, Alexandre Ranali e Claudio Gonçalves, conselheiros do Núcleo São Sebastião do PESM, Niuara Tedesco, secretária Adjunta de Turismo da Prefeitura Municipal de São Sebastião, Sergio Macena, representante da Terra Indígena Ribeirão Silveiras e Fernanda Cestari, gestora do Núcleo São Sebastião do PESM da Fundação Florestal.

“Estamos muito felizes em termos novos monitores ambientais autônomos certificados. Sabemos da importância desses profissionais e  do papel vital que desempenham na promoção da educação ambiental, no envolvimento da comunidade, na proteção da rica biodiversidade e na contribuição para a geração de renda e emprego na região”, explica Cestari.

O Núcleo São Sebastião

Criado em 1998, o Núcleo São Sebastião do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), possui extensão de 26.268 hectares e abrange cerca de 70% do município de São Sebastião e uma pequena porção do Município de Caraguatatuba. No final de 2010, com a ampliação do PESM, importantes áreas foram incorporadas ao Núcleo São Sebastião, como parte da Praia de Boiçucanga, a praia Brava, incluindo o costão rochoso até Maresias, além das penínsulas localizadas entre as praias de Maresias, Paúba, Santiago (incluindo parte da Praia de Santiago), Toque-Toque Pequeno e Calhetas.

Dessa forma, o parque, e, por consequência, o Núcleo São Sebastião, ampliou a sua proteção para outros ecossistemas, como os costões rochosos, importantes ambientes para a alimentação e abrigo de espécies marinhas e que é responsável por parte da conexão entre os ecossistemas marinhos e terrestres.

Para mais informações, acesse: https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/parque-estadual-serra-do-mar-nucleo-sao-sebastiao/