Entre os dias 5 e 11 de junho, as Unidades de Conservação apresentarão palestras, exibições de curtas e atividades de campo; participação nas atividades é gratuita
Dia 5 de junho comemora-se o 50º aniversário do Dia Mundial do Meio Ambiente. Liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), e realizado desde 1974, o dia se tornou um importante veículo para estimular progressos nas iniciativas ambientais, convidando todos a repensarem sua relação com a natureza. E, para celebrar esta data, a Fundação Florestal preparou uma programação recheada de atividades, como visita de escolas às Unidades de Conservação, plantios de mudas e caminhadas ecológicas monitoradas.
Para quem estiver em São Paulo, na segunda-feira, a partir das 10 horas, o Parque Ecológico do Tietê receberá uma cerimônia em comemoração à data, com participação de diversos órgãos do estado. No local, a Fundação Florestal apresentará oficinas educacionais sobre o ambiente marinho, controle e prevenção de incêndios e ações de conscientização sobre atropelamento de fauna nas rodovias, além de atividades relacionadas a alguns dos seus programas, como projeto de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) Mar sem lixo, Monitora BioSP e Abelhas Nativas.
Já nas Unidades de Conservação do Estado, a agenda estará recheada de atividades voltadas para todas as idades. No Núcleo Santa Virgínia, do Parque Estadual Serra do Mar, em São Luís do Paraitinga, por exemplo, os visitantes poderão realizar trilhas monitoradas, com apresentação do histórico da UC, sucessão ecológica, hidrologia, fauna, flora e a ecologia voltada para a Biologia; também será realizado o 16º Passeio Ciclístico, no dia 10 de junho, que percorrerá a Praça Dr. Oswaldo Cruz em São Luiz do Paraitinga, passando por Catuçaba até a UC; a Unidade realizará, também, rafting no Rio Paraibuna, voltado para escolas, em um percurso de aproximadamente três quilômetros em corredeiras.
O Parque Estadual do Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro, proporcionará uma viagem “Do Velho ao Novo”, com visita monitorada à Trilha dos Jequitibás, incluindo o Patriarca, o maior exemplar paulista jequitibá-rosa acessível à visitação pública, finalizando com um plantio de mudas. O parque também oferecerá caça ao tesouro, atividades práticas de monitoramento de borboleta, atividades físicas e alongamento, dentre outras iniciativas.
Já o Parque Estadual Campina do Encantado, em Pariquera-Açu, receberá a XIX Pedalada Ecológica e uma exposição dos alunos da APAE, uma mostra de materiais fotográficos alusivos ao trabalho de inclusão social desenvolvido na UC por eles.
Para saber mais sobre as Unidades de Conservação, clique aqui.