Ação faz parte do Programa de Educação Ambiental; estão programadas visitas de 400 estudantes até outubro

Os alunos da rede municipal de ensino de Ribeirão Preto estão realizando visitas à Estação Ecológica de Ribeirão Preto. A Unidade de Conservação, que é um espaço de grande relevância para a abordagem da sensibilização e conscientização das questões ambientais, já recebeu, de janeiro a abril deste ano, cerca de 230 alunos. Até outubro, estão programadas mais 400 visitas dos estudantes da rede.

Durante as atividades, os alunos podem observar e sentir os vários aspectos da vegetação, do solo, do clima e da fauna local, evidenciando vários conceitos trabalhados durante as aulas de Ciências e Geografia, especialmente aqueles relacionados à Ecologia e ao espaço geográfico.  Os estudantes observam, também, as alterações humanas no ambiente e discutem a importância de ações de recuperação e proteção de áreas naturais.

Sobre a Estação Ecológica de Ribeirão Preto

A Estação Ecológica de Ribeirão Preto foi criada em sua origem como Reserva Estadual Florestal em terra roxa legítima, em 1957. Em 1984, foi transformada em Estação Ecológica. Trata-se de um pequeno fragmento florestal de 154 ha, totalmente constituído por terras públicas, que sofre extrema pressão pela expansão urbana.

Nesse cenário, a Estação Ecológica de Ribeirão Preto emoldura a paisagem da cidade e preserva uma amostra da Mata Atlântica, que, embora pequena, é a única em uma região muito devastada.

Está localizada em região que apresenta apenas 3,4% de remanescentes florestais e a montante do ribeirão Preto o que amplia a sua importância para a estabilidade ambiental, por meio da conservação dos corpos-d’água, recuperação florestal e estabelecimento de corredores ecológicos. Sua localização também contribui para proteção da bacia hidrográfica do Pardo, sendo referência para o conhecimento científico de espécies nativas para projetos de recuperação de áreas degradadas.

(Apoio e informações: Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto)