O Parque Estadual Morro do Diabo recebeu, no último dia 17, conselheiros do parque, convidados e representantes de instituições locais. O encontro teve como objetivo discutir questões relacionadas às permissões de uso e utilização da infraestrutura da Unidade de Conservação, além de explorar possíveis parcerias com o setor privado para aprimorar a experiência dos visitantes.

A reunião contou com a presença da Fundação Instituto de Administração (FIA), que conduziu a discussão. A FIA apresentou diversas formas de parcerias que o setor privado pode estabelecer dentro da UC, demonstrando oportunidades de colaboração que poderiam beneficiar tanto a gestão do parque quanto os investidores.

Durante o encontro, foram apresentaram as recentes reformas e melhorias nas estruturas do PEMD, como o espaço para motorhome e campings, as hospedarias e a área destinada às lanchonetes, identificadas como possíveis oportunidades para a exploração por parte de empreendimentos privados.

Com foco na riqueza natural e a beleza cênica do parque, foi discutida a possibilidade do desenvolvimento de atividades que pudessem agregar valor à experiência dos visitantes, como práticas esportivas, incluindo caiaque e passeios de barco, e atividades de aventura, como arvorismo e tiroleza. O encontro estimulou a realização de estudos adicionais e, para a próxima etapa, serão iniciadas conversas com profissionais que já atuam na região com atividades como restaurantes, lanchonetes e agências de turismo.

A reunião foi enriquecida com a participação de convidados estratégicos, incluindo representantes do Conselho Municipal de Turismo, da Associação Comercial, da prefeitura de Teodoro Sampaio e do Centro de Informações Turísticas local.

“O Parque Estadual Morro do Diabo reafirma seu compromisso com a conservação ambiental e a oferta de experiências únicas aos visitantes. Este encontro representou um passo fundamental para o desenvolvimento de novas oportunidades de parcerias e aprimoramento das atividades do parque”, explica Eriqui Inazaqui, gestor da Unidade.

Sobre o Parque Estadual Morro do Diabo

O Parque Estadual Morro do Diabo foi criado em 1941 como uma reserva, tornando-se parque apenas em 1986, com o objetivo de preservar uma das últimas áreas de floresta de planalto do país. É uma das áreas núcleos da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira.

A unidade abriga uma das quatro áreas de proteção com mais de 10.000 hectares de floresta tropical estacional semidecidual, que originalmente cobria parte dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

O bom estado de conservação de sua área de quase 34.000 hectares de mata atlântica de interior permite a ocorrência de importantes espécies de fauna, inclusive algumas ameaçadas de extinção, como anta, queixada, bugio, puma e onça-pintada, além de uma das espécies de primata mais ameaçada do mundo, o mico-leão-preto, que encontra no Parque refúgio para a sua maior população livre. Com relação à flora, o Parque abriga a maior reserva peroba-rosa, espécie importante para trabalhos de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas.

Para mais informações, acesse: https://morrodiabo.ingressosparquespaulistas.com.br/

Rolex Awards For Enterprise. Associate Laureate 2004 Laury Cullen, Brazil.
20040511 Aerial photos of the Morro do Diabo.