O Parque Estadual Vassununga comemorou, no último domingo (28), o Dia Nacional da Mata Atlântica, celebrado todo dia 27 de maio, promovendo um pedal para contemplação da exuberante biodiversidade presente na região. O evento contou com a participação ativa da comunidade, reunindo aproximadamente 40 pessoas, e recebeu o valioso apoio da Usina Santa Rita, COMASA e Prefeitura de Santa Rita de Passa Quatro.

O trajeto teve início no centro de visitantes do Parque Estadual Vassununga, conduzindo os participantes pela trilha do Pedregulho. O percurso contornou os limites do parque, passando pelo ponto turístico do Cristo, e retornou pela trilha dos jequitibás, onde os participantes puderam ver de perto o famoso Patriarca, o maior exemplar paulista de jequitibá-rosa acessível à visitação pública.

O principal objetivo do evento foi promover a integração da comunidade de ciclistas da região ao Parque Estadual Vassununga, ao mesmo tempo em que se buscou conscientizar sobre a importância regional dessa unidade de conservação e do bioma Mata Atlântica. Por meio dessa atividade ao ar livre, os participantes puderam vivenciar a beleza e a riqueza da natureza preservada dentro do parque, destacando a necessidade de sua proteção e conservação.

PE Vassununga

O Parque é área de grande destaque ecológico, por representar um dos últimos remanescentes de vegetação natural. Abriga a maior concentração de indivíduos de jequitibá-rosa, incluindo o maior exemplar paulista acessível a visitação pública – o Patriarca.

Suas áreas de floresta encontram-se em regiões de colinas, escarpas e planícies fluviais, que à distância têm-se uma bela paisagem, com a floresta despontando, destacando-se as copas dos enormes jequitibás-rosa.

Abriga grande diversidade de espécies da fauna. Podem ser encontrados mamíferos como lobo-guará, onça-parda, gato-do-mato, cotia, paca, irara, mão-pelada, cachorro-vinagre, capivara e macaco-prego.

Para mais informações, acesse: https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/parque-estadual-vassununga/