O Núcleo Santa Virgínia, do Parque Estadual da Serra do Mar, recebeu a visita dos alunos da Escola Estadual Padre Chico, da cidade de Lagoinha, para celebrar o aniversário de 34 anos da Unidade de Conservação, comemorado em 2 de maio.

Os alunos percorreram a trilha da Pirapitinga (trecho Salto Grande) de 3,2 quilômetros ida e volta. No percurso, as crianças puderam interpretar a trilha, entender o histórico da UC, sucessão ecológica, hidrologia, fauna, flora e a ecologia voltada para os ensinos de Biologia. Ao final, foi feito um plantio de palmito-juçara, como forma de conscientizar sobre a preservação dessa espécie nativa da Mata Atlântica, que está ameaçada de extinção.

PE Serra do Mar – Núcleo Santa Virgínia

Localizado no Parque Estadual Serra do Mar, o Núcleo Santa Virgínia foi criado em 1989. Abrangendo uma área de 17.513 hectares, o Núcleo protege um dos principais formadores do Rio Paraíba do Sul, o Rio Paraibuna, possuidor de várias cachoeiras e corredeiras que podem ser visitadas e exploradas pelos praticantes de rafting.

Além de oferecer a atividade de rafting, o Núcleo Santa Virgínia possui diversas trilhas que podem ser feitas pelos visitantes. 60% das áreas do Parque são compostas por florestas primitivas ou pouco antropizadas, sendo o restante formado por floresta pioneira, capoeira, capoeirão, floresta secundária e reflorestamento de eucalipto. O Núcleo também abriga diversas espécies de fauna, como: onça-pintada, onça-parda, muriqui-do-sul (considerado o maior primata das Américas), anta, macuco, jacutinga e a pirapitinga, espécie de peixe endêmica da bacia hidrográfica do Rio Paraibuna.

Para mais informações, acesse: https://santavirginia.ingressosparquespaulistas.com.br/