No dia 6 de junho, a partir das 8 horas, na Praça São Benedito, no centro histórico de Iguape, acontecerá a V Expo Ambiente. O evento, organizado pela Fundação Florestal com apoio da Prefeitura Municipal de Iguape, busca a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente e a parceria da comunidade iguapense.

Ao todo, são 26 instituições participantes distribuídas em diferentes stands, dos quais seis serão da FF. Dentre as tendas temáticas da Instituição, estão:

• Unidades de Conservação e sua importância

As Unidades de Conservação da Natureza (UCs) constituem espaços territoriais e marinhos detentores de atributos naturais e/ou culturais, de especial relevância para a conservação, preservação e uso sustentável de seus recursos, desempenhando um papel altamente significativo para a manutenção da diversidade biológica. Será realizada uma apresentação sobre as Unidades de Conservação, exposições de banners e animais taxidermizados.

• Mudas nativas da Mata Atlântica

O objetivo principal dessa tenda, é o recolhimento de materiais que possam ser reutilizados, com o intuito de diminuir o impacto desses resíduos, quando são descartados de maneira indevida no Meio ambiente. Irão ser recolhidos materiais, como: óleo de cozinha usado, materiais eletrônicos inservíveis, dentre outros. Como compensação pelo material entregue, o público ganhará uma muda de espécie nativa de Mata Atlântica.

• Natureza Misteriosa – Teste seus sentidos

Os cinco sentidos humanos, responsáveis pela captação de informações do meio, são a visão, audição, paladar, olfato e tato. É por meio desses sentidos que descobrimos o mundo à nossa volta. O objetivo desta atividade é a sensibilização dos sentidos, para que os alunos possam conhecer elementos da Mata Atlântica através da curiosidade em descobrir o que há dentro das caixas misteriosas. Os visitantes percorrerão um circuito com caixas fechadas contendo esses elementos, dispostas em mesas sequencialmente, onde poderão colocar as mãos, tatear, sentir a textura, cheiro e ouvir sons, para que assim tentem descobrir o objeto. Em seguida, poderão identificar os sentidos relacionados às sensações obtidas.

• Abelhas Nativas do Estado de São Paulo – Programa Abelhas Nativas

O Programa Abelhas Nativas da Fundação Florestal propõe a conservação e educação ambiental das abelhas nativas dos biomas presentes nas UC, e divulga a importância desses polinizadores por meio de pesquisa, educação e comunicação. Em parceria com o Projeto Biota/ Fapesp – Educação ambiental e gestão de Unidades de Conservação do Estado de São Paulo: articulação de saberes na construção de comunidades de aprendizagem, está desenvolvendo materiais educativos e ciência cidadã referente ao monitoramento de abelhas nativas. No evento, será possível conhecer as espécies e importância das abelhas nativas que estão presentes nas Unidades de Conservação.

• Exposição do Parque Estadual da Ilha do Cardoso

Maquete de um cerco de pesca e alguns animais taxidermizados do acervo do Parque Estadual da Ilha do Cardoso.

• PSA Mar sem Lixo

A Tenda Mar sem Lixo tem o objetivo de conscientizar o público acerca da problemática do lixo do mar. Através da exposição dos resíduos capturados pelos pescadores cadastrados no PSA (Pagamento por Serviço Ambiental) do Projeto Mar sem Lixo, os agentes e monitores apresentam o Projeto Mar sem Lixo, discorrendo sobre seus objetivos, resultados e importância ambiental. Também abordam temas diversos relacionados ao lixo no mar, como reciclagem, poluição e microplásticos. Dentre os resíduos expostos, encontram-se garrafas plásticas colonizadas por organismos marinhos, embalagens diversas de produtos alimentícios, sacolas plásticas, brinquedos de crianças, latinhas de alumínio deterioradas, fragmentos de plásticos, microplásticos e petrechos de pesca abandonados. Os microplásticos são expostos misturados com areia da praia e observados pelo público através de um estereoscópio, com um aumento de até 80 vezes. Dessa maneira, é estimulada a percepção da problemática do lixo no mar, da importância da reciclagem e do descarte correto de resíduos sólidos, e a divulgação de projetos ambientais como os PSAs, que estimulam o cuidado com o meio ambiente.

• Continue a nadar

Uma “cama de gato” gigante (construída com câmaras de bicicleta) com lixos presos, simulam o mar poluído e os obstáculos que a fauna marinha enfrenta na luta pela sobrevivência. As crianças serão os peixinhos que tentarão chegar até o outro lado do “mar poluído”.

Além da Fundação Florestal, o evento contará com a participação das seguintes instituições: ICMBio – Instituto Chico Mendes da Biodiversidade; ETEC – Escola Técnica Paula Souza – Engº. Agrº Narciso de Medeiros; Itesp – Instituto de Terras do Estado de São Paulo; Vigilância Sanitária; Cooperafloresta – Associação dos Agricultores Agroflorestais de Barra do Turvo; Corpo de Bombeiros; Acan – Associação dos Criadores de Abelhas Nativas da Baixada Santista e Vale do Ribeira e Meliponário Jacupiranga; CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral- Regional Registro; SPVS – Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental; Polícia Militar Ambiental; Projeto Rodovia SP – Mirim da Polícia Rodoviária; Viveiro Parada 71; Colônia de Pesca; Crescer para o Futuro; Escoteiros Guará Vermelho; Associação Itimirim; IOUSP – Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo; Comunidade Indígena – Jejy-Ty; Fábrica da Cultura; UNESP- Universidade Estadual Paulista – Engenharia de Pesca na Praça; Prefeitura de Ilha Comprida; Coopafasb e Coobio e Sabesp.